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Título: Mecanismos de seleção para o ensino superior e desigualdade educacional : um estudo sobre o PAS e o vestibular na universidade de brasília
Autor(es): Cesar, Layla Jorge Teixeira
Orientador(es): Souza, Marcelo Medeiros Coelho de
Assunto: Ensino superior - Distrito Federal (Brasil)
Avaliação educacional
Data de publicação: 26-Set-2013
Referência: CESAR, Layla Jorge Teixeira. Mecanismos de seleção para o ensino superior e desigualdade educacional: um estudo sobre o PAS e o vestibular na Universidade de Brasília. 2013. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta dissertação empreende um estudo de caso sobre PAS e o Vestibular, principais mecanismos de acesso à UnB, em sua aplicação no ano de 2011, para avaliar as diferenças entre um exame de entrada única e outro de entrada seriada, bem como discutir os efeitos deste tipo de mecanismo de caráter meritocrático sobre a composição do corpo discente da universidade, identificando entre as características de origem socioeconômica os principais determinantes do sucesso na transição educacional e propondo alternativas ao modelo vigente. A hipótese levantada e confirmada por esta pesquisa é de que o PAS não se diferencia significativamente do Vestibular no que se relaciona ao perfil socioeconômico dos alunos selecionados. A diferença na composição do alunado da universidade se daria em maior grau internamente (entre cursos e na distribuição dos escores) do que entre os diferentes mecanismos de acesso. Sendo assim, não existiria benefício do ponto de vista da inclusão social na diversificação deste tipo de mecanismo de seleção. Além disso, entre os principais resultados encontrados, indica-se a auto-seleção dos estudantes como fator determinante de sua alocação entre os cursos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper undertakes a case study of PAS and Vestibular, main mechanisms for access to Universidade de Brasília, in its implementation in 2011, to assess the differences between a single entrance examination and other serial input and discuss the effects of this type of meritocratic engine on the composition of the student body of the university, identifying what socioeconomic background characteristics are the main determinants of success in educational transition and proposing alternatives to the current model. The central hypothesis – tested and confirmed by this research -- is that the PAS does not differ significantly from the Vestibular as it relates to the socioeconomic profile of the selected students. The differences in the composition of the student body of the university would be in greater degree internally given (between courses and the distribution of scores) than among different access mechanisms. Thus, there would be no benefit in terms of social inclusion in the diversification of this kind of selection mechanism. Furthermore, the main results indicate the self-selection of students as a great determinant of its allocation between courses.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Sociologia (ICS SOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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