Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Doca, Fernanda Nascimento Pereira | - |
dc.contributor.author | Costa Júnior, Áderson Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-22T19:19:05Z | - |
dc.date.available | 2013-08-22T19:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2011-01 | - |
dc.identifier.citation | DOCA, Fernanda Nascimento Pereira; COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz. Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais. Estudos de Psicologia, Campinas, n. 28, v. 1, p. 79-87, jan./mar. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-166X2011000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 ago. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100008. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14014 | - |
dc.description.abstract | A preparação psicológica tem sido recomendada pela literatura em função da probabilidade de produzir aumento dos índices
de adesão ao tratamento e redução de ansiedade. Todavia, sua utilização requer intervenções mais sistemáticas que conduzam
a resultados mais consistentes. Este estudo caracteriza as intervenções de preparação psicológica desenvolvidas em serviços de
psicologia pediátrica de hospitais universitários públicos federais brasileiros. Utilizou-se um questionário eletrônico autoaplicável,
preenchido via Internet. Participaram da pesquisa 25 psicólogos vinculados a 11 hospitais. Embora todos os participantes refiram-
-se à utilização de preparação psicológica, 10 adotam outras denominações, e apenas nove efetuaram algum tipo de avaliação
de resultados. Verificou-se, entre os participantes, ausência de consenso teórico ou metodológico no tocante à nomenclatura, aos
objetivos, às técnicas e aos procedimentos de execução. Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas sobre preparação psicológica,
utilizando-se técnicas e/ou recursos variados que apontem relações funcionais mais precisas entre intervenções e efeitos,
a fim de estabelecer protocolos de ações práticas. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Preparação psicológica nos serviços de psicologia pediátrica dos hospitais universitários públicos federais | en |
dc.title.alternative | Psychological preparation in the area of pediatric psychology at federal public university hospitals | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Psiquiatria infantil | en |
dc.subject.keyword | Psicologia clínica infantil | en |
dc.subject.keyword | Ansiedade nas crianças | en |
dc.rights.license | Estudos de Psicologia - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-294X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2013. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100008 | en |
dc.description.abstract1 | Literature has recommended psychological preparation due to the likelihood of increasing treatment adhesion rates and reduced anticipatory
anxiety. However, its use requires interventions that are more systematic which lead to more consistent results. This study characterizes
psychological preparation interventions developed in pediatric psychology services in Brazilian federal public university hospitals. We used a
self-administered electronic questionnaire completed via the Internet. Twenty-five psychologists linked to 11 hospitals participated in the
study. Although all participants have referred to the use of psychological preparation, 10 adopted different designations, and only nine
conducted any kind of evaluation results. We have not determined a theoretical or methodological consensus regarding nomenclature,
objectives, techniques and execution procedures amongst the participants. This study claims that there is a need to develop scientific research
into psychological preparation which uses different techniques and/or resources and which aims to demonstrate more precise functional
relationships between intervention and effects, in order to establish guidelines for practical action. | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|