Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Costa, Alexandre Bernardino | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ranielle Caroline de | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-14T15:08:44Z | - |
dc.date.available | 2013-08-14T15:08:44Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2012-09-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ranielle Caroline de. "O direito achado no campo" : a construção da liberdade e da igualdade na experiência da turma Evandro Lins e Silva. 2012. 203 f. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/13940 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Mestrado em Direito, Estado e Constituição, 2012. | en |
dc.description.abstract | Partindo da concepção teórica do ―Direito Achado na Rua‖, segundo a qual o Direito se constrói socialmente, nos espaços públicos onde se exerce a cidadania e se colocam lutas por reconhecimento, este trabalho visa uma análise da Educação do Campo enquanto um Direito Achado no Campo, ou seja, um direito que surge da ação política dos movimentos sociais, que protagonizam a ressignificação do direito à educação para os povos do campo, e o
exigem por meio de ações afirmativas; tendo como exemplo a experiência da Turma Evandro
Lins e Silva: uma turma de Direito criada exclusivamente para beneficiários da reforma agrária e agricultura familiar, formada na Faculdade de Direito da Universidade Federal de
Goiás. Para a análise que se propõe, é exposto: 1) como se deu, e como vem se dando a ressignificação do direito à educação pelos sujeitos e movimentos sociais, desde uma situação de falta de direitos e exclusão vivenciada pelos povos do campo; 2) o que é, em forma e
conteúdo, o direito à Educação do Campo, fruto desta ressignificação; 3) as políticas públicas e as conquistas normativas que foram construídas nesta trajetória, no que se refere à regulamentação da Educação do Campo, em especial ao PRONERA, como exemplo de ação afirmativa em Educação do Campo; 4) os principais questionamentos jurídicos postos à Educação do Campo, e em especial à Turma Evandro Lins e Silva; 5) um debate acerca da
constitucionalidade da Turma Evandro Lins e Silva e, consequentemente, do PRONERA
enquanto política de ação afirmativa, a partir do paradigma do Estado Democrático de Direito. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Based on the theory of " The Law Found on the Street ", this paper aims at analyzing
the Field of Education as a right found in the field, a right that arises from the political action of social movements that star in the new meaning of the right to education for people in the
field, from the experience of the Class Evandro Lins e Silva: a class of beneficiaries of land reform and family agriculture, formed the Faculty of Law of the Federal University of Goiás. To the analysis that is proposed is described: 1) as it was and how it is giving new meaning to
the right subject for Rural Education and social movements, from a situation of lack of rights experienced by the peoples of the field, 2 ) which is, in form and content, the right to education on the field and for whom it is intended; 3) public policy and regulatory developments regarding the regulation of Field Education, especially PRONERA as an
example of affirmative action, 4) the key questions and challenges of Rural Education and Class Evandro Lins e Silva, 5) a reflection on the constitutionality of affirmative action while PRONERA and Class Evandro Lins e Silva, from the paradigm of the Democratic State. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | "O direito achado no campo" : a construção da liberdade e da igualdade na experiência da turma Evandro Lins e Silva | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Educação do campo | en |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Brasil) | en |
dc.subject.keyword | Direito à educação | en |
dc.subject.keyword | Programas de ação afirmativa | en |
dc.subject.keyword | Estado de direito | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|