http://repositorio.unb.br/handle/10482/13806
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Título: | Rituais indígenas na contemporaneidade brasileira : a (re)significação de práticas corporais do povo Bororo |
Autor(es): | Almeida, Arthur José Medeiros de |
Orientador(es): | Teixeira, João Gabriel Lima Cruz |
Assunto: | Indígenas - vida e costumes sociais Ritos e cerimônias Folclore indígena |
Data de publicação: | 1-Ago-2013 |
Data de defesa: | 12-Abr-2013 |
Referência: | ALMEIDA, Arthur José Medeiros de. Rituais indígenas na contemporaneidade brasileira: a (re)significação de práticas corporais do povo Bororo. 2013. xiii, 273 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | Os indígenas da etnia Bororo, atualmente, habitam um território descontínuo formado por seis Terras Indígenas no estado de Mato Grosso no centro-oeste do Brasil. Este grupo étnico possui um valioso patrimônio cultural composto por um acervo de bens de natureza material e imaterial que remetem a totalidade da cultura Bororo. Os rituais expressam as normas, os conhecimentos e os valores culturais, bem como fabricam os corpos dos indígenas. Contudo, as práticas corporais que os compõem possuem sentidos e significados que são determinados socialmente. Compreendendo cultura como um processo dinâmico e que se configura como sistema simbólico orientando as representações em diferentes sociedades, atenta-se, neste estudo, para as (re)significações das práticas corporais na contemporaneidade brasileira. O objetivo foi interpretar os sentidos e significados que as práticas corporais – futebol e danças – da etnia indígena Bororo assumem em diferentes contextos. Neste sentido, o foco da investigação foi sobre a relação cultura-política, isto é, sobre os sentidos políticos que adquirem os bens culturais da etnia Bororo. A pesquisa, com abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo: (1) Jogos dos Povos Indígenas (2009 e 2011) e (2) aldeia Meruri (2011 e 2012). Nestas oportunidades foram utilizadas como técnicas de pesquisa: a observação e a entrevista, configurando-se como uma pesquisa descritivo-interpretativa. A análise demonstra que o futebol constitui-se como a prática corporal mais vivenciada pelos Bororo no cotidiano da aldeia Meruri, sendo um importante meio de constituição da identidade étnica. As danças assumem diferentes sentidos, sendo eles: (1) construção do corpo e da política de identidade étnica; (2) formação de alianças políticas com os missionários salesianos; (3) exercício da autonomia política que vêm sendo conquistada e; (4) formação de alianças políticas com associações indígenas e indigenistas. Compreende-se, portanto, que estas práticas corporais são meios de se promover uma intervenção estética e politica na relação com os não-índios, tendo como finalidades assegurar, exercer e reivindicar seus direitos. Espera-se que os conhecimentos produzidos neste estudo possam contribuir para o desenvolvimento das comunidades indígenas, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas, bem como para a diminuição da intolerância aos direitos dos povos indígenas. O grupo indígena pesquisado, assim como outras comunidades tradicionais almejam desenvolver-se, mantendo-se a diferenciação em relação a outros povos. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The indigenous of the ethnic group Bororo currently inhabit a discontinuous territory formed by six Indigenous Lands in the State of Mato Grosso in the Central-Western Brazil. This ethnic group has a valuable cultural heritage composed of a collection of material and intangible properties which refer the totality of the Bororo culture. The rituals express the standards, knowledge and cultural values, as well as built the bodies of indigenous peoples. However, the bodily practices that composes them have senses and meanings that are socially determined. Understanding culture as a dynamic process and that is configured as a symbolic system orienting the representations in different societies, taking into account, in this study, for the (re)meanings of bodily practices in contemporary times. The objective was to interpret the senses and meanings that bodily practices - Football and dances – of the indigenous ethnic group Bororo take place in different contexts. In this sense, the focus of the investigation was on the culture-political relationship, that is, about the political senses that the cultural assets of the Bororo acquire. The qualitative research was developed through literature review and empirical research: (1) Indigenous Peoples Games (2009 and 2011) and (2) Meruri village (2011 and 2012). These opportunities were used: observation and interview, configuring itself as an interpretative-descriptive research. The analysis demonstrates that Football is the most experienced bodily practice by indigenous Bororo of the village Meruri in daily life, being an important mean of formation of ethnic identity. The dances assume different senses: (1) construction of the body and politics of ethnic identity; (2) formation of political alliances with the Salesian missionaries; (3) exercise of political autonomy that have been conquered and; (4) the building of political alliances with Indigenous Associations. It is understandable, therefore, that these bodily practices are ways to promote an esthetic and political intervention in relation to non-Indigenous peoples, having as purposes ensure, exercise and claim their rights. It is expected that the knowledge produced in this study might contribute to the development of the indigenous communities, providing subsidies for the formulation of public policies, as well as for the decrease of intolerance toward the rights of indigenous peoples. The indigenous group researched, as well as other traditional communities aim to develop, keeping the differentiation in relation to other peoples. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ Les aborigènes du groupe Bororo qui habitent actuellement dans un territoire discontinu formé par six Territoires Autochtones dans l‟État du MatoGrosso au Brésil Central-occidental. Ce groupe ethnique possèdee un héritage culturel de valeur composé d‟un patrimoine des propriétés matérielles et immatérielles qui représentent la totalité de la culture de Bororo. Les rituels expriment les normes, la connaissance et les valeurs culturelles, au même temps que construisent le corps des autochtones. Cependant, les pratiques physiques qui les composent ont des sens et des significations qui sont socialement déterminés. On comprend que la culture est un processus dynamique que se configure comme un système symbolique que orient les représentations dans les différentes sociétés, on essaie, dans cette étude, de analyser les re-significations des pratiques physiques dans l‟actualité. L'objectif était d'interpréter les sens et les significations que prennent des pratiques physiques - le football et des danses - du groupe ethnique aborigène Bororo dans des contextes différents. Dans ce sens, le focus de la recherche est mis sur la relation entre la politique et la culture, ca veut dire, sur les significations politiques qu‟acquièrent les produits culturels du groupe ethnique Bororo. La recherche qualitative a été développée par l'analyse de littérature et par la recherche empirique: 1) Jeux de Peuples Indigènes (2009 et 2011) et 2) village de Meruri (2011 et 2012). Dans ces occasions on a utilisé la technique de l‟observation et de l‟interview, ce qui a fait de la recherche un étude interprétatif-descriptif. Les résultats de la recherche démontrent que le football est la pratique physique la plus expérimentée par les autochtones Bororo du village Meruri au quotidien, étant un important moyen de formation d'identité ethnique. Les danses assument des sens différents : (1) la construction du corps et de la politique d'identité ethnique; (2) la formation d'alliances politiques avec les missionnaires Salésiens; (3) l'exercice de l'autonomie politique qui a été conquis et; (4) la construction d'alliances politiques avec d‟autres associations autochtones. C'est compréhensible, par conséquent, que ces pratiques physiques représentent des façons de promouvoir une intervention esthétique et politique par rapport aux peuples non-indigènes, ayant comme but d‟assurer, d'exercer et de revendiquer les droits des aborigènes. On espère que les résultats produites dans cette étude pourraient contribuer au développement des communautés aborigènes, en fournissant des subventions pour la formulation de politiques publiques, aussi bien que pour la diminution de l'intolérance vers les droits de peuples autochtones. Le groupe aborigène analysé, aussi bien que d'autres communautés traditionnelles, cherchent à se développer sans perdre les particularités que les différencient d'autres peuples. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2013. |
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