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2013_AlineAlcardeBalestra.pdf7,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorCayón Durán, Luis Abraham-
dc.contributor.authorBalestra, Aline Alcarde-
dc.date.accessioned2013-05-29T13:12:35Z-
dc.date.available2013-05-29T13:12:35Z-
dc.date.issued2013-05-29-
dc.date.submitted2013-03-
dc.identifier.citationBALESTRA, Aline Alcarde. Tempos mansos: história, socialidade e transformação no Juruá-Purus indígena. 2013. vi, 233 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/13210-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia Social, Programa de Pós-Graduação em Antropologia, 2013.en
dc.description.abstractA presente dissertação analisa concepções de tempo e história dos Kulina (Arawá), Paumari Arawá), Kanamari (Katukina) e Kaxinawá Pano), que habitam a região dos rios Juruá e Purus, no Sudoeste Amazônico, nos estados brasileiros do Acre e Amazonas. Esses grupos indígenas, apesar de falarem línguas de famílias diferentes, fazem parte de um mesmo sistema regional e, ao referirem-se às suas histórias, dividem-nas similarmente em tempos ou eras. Nesta dissertação, realizo uma pesquisa bibliográfica e comparativa sobre esses tempos e mostro como eles podem ser interpretados enquanto definidores de socialidades específicas. Cada uma das eras indígenas define um caráter ou modo particular de vida, que articula características referentes à territorialidade, morfologia social, laços de parentesco, relacionamento com os “outros”, conhecimentos adquiridos, padrão de habitação, corpo, pessoa e cultura material. Assim, o tipo específico de temporalidade indígena aqui analisado aponta para histórias caracterizadas por um forte caráter de ruptura, incompatível com as ideias de cronologia e irreversibilidade que marcam outras noções de tempo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present dissertation analyses time and history concepts of the Kulina (Arawá), Paumari (Arawá), Kanamari (Katukina) and Kaxinawá (Pano), groups that inhabit the Juruá and Purus rivers’ region, in Southwest Amazonia, in the Brazilian states of Acre and Amazonas. These indigenous peoples, although speaking languages of different language families, are integrated into a regional system and, when referring to their histories, they similarly divide it into times or ages. In this dissertation, I do a comparative bibliographical work focused in these times to show that they can be interpreted as defining specific socialities. Each of these indigenous ages define a particular a life’s character or manner, that rejoins aspects of territoriality, social morphology, kinship bonds, relationship with “others”, acquired knowledge, habitation patterns, body, person and material culture. Thus, the kind of indigenous temporality analyzed here points to histories marked by a strong feature of disjunction, that is incompatible with ideas of chronology and irreversibility that characterize other notions of time.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTempos mansos : história, socialidade e transformação no Juruá-Purus indígenaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordÍndios - Juruá, Rio, Região (Peru e Brasil)en
dc.subject.keywordÍndios - Purus, Rio, Vale (Peru e Brasil)en
dc.subject.keywordÍndios da América do Sul - Brasilen
dc.subject.keywordEtnologiaen
dc.subject.keywordPercepção temporalen
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