Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12922
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CremildoJoaoBaptista.pdf851,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Maria da Glória-
dc.contributor.authorBaptista, Cremildo João-
dc.date.accessioned2013-04-26T12:16:28Z-
dc.date.available2013-04-26T12:16:28Z-
dc.date.issued2013-04-26-
dc.date.submitted2013-01-28-
dc.identifier.citationBAPTISTA, Cremildo João. Conflitos éticos nos processos de cuidado e de ensino em enfermagem envolvendo o paciente HIV+: percepções de cuidadores em um hospital universitário público. 2013. xii, 93 f. Dissertação (Mestrado em Bioética)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12922-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Bioética, 2013.en
dc.description.abstractIntrodução: a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é preocupante, tanto do ponto de vista epidemiológico quanto ético e humanístico. A sua disseminação fez emergir questões éticas na saúde. Nisso, além do desafio de solucioná-los, percebê-los não é tarefa fácil. Objetivo: analisar as percepções de questões éticas pelos cuidadores de Enfermagem nos processos de cuidado e de ensino-aprendizagem em Enfermagem à pessoa com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Método: é um estudo qualitativo, com caráter descritivo-reflexivo. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais semi-estruturadas em um Hospital Universitário público durante os meses de julho e agosto de 2012. Com base na saturação de conteúdo, foram entrevistados doze cuidadores de Enfermagem. O conteúdo das entrevistas foi submetido à análise temática, tendo sido feita categorização por “acervo” dentro dos princípios da bioética e subcategorização por “encaixe”. O protocolo de pesquisa foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram delimitadas três categorias: Principialismo, Percepção de questões éticas e Fatores que dificultam a ética do cuidado. A análise temática indicou que os cuidadores têm percepção de problemas éticos no cuidado à pessoa com HIV/Aids relacionados aos referenciais do principialismo. Essas percepções sugerem que os referenciais da bioética principialista são preenchidos com limitações no processo de cuidado. Ademais, alguns fatores exógenos e endógenos aos cuidadores são percebidos como comprometedores do cuidado ético. Recomendações: a ética do cuidado à pessoa com HIV/Aids deve ser gestada e gerada no encontro e se aproximar do reconhecimento da humanidade do outro ser humano, pois não existe uma ética prévia, mas éticas que se constroem nos encontros. O cuidado deve ser um fazer ético e humanístico que permita afirmar uma ética plural, isto é, uma bio-ética dialética e aberta que não funcione apenas como ponte para os fins últimos das técnicas do cuidado, mas que contribua para a eficiência da ética e da técnica no encontro dialógico com a pessoa, tanto em seus meios quanto em seus fins.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleConflitos éticos nos processos de cuidado e de ensino em enfermagem envolvendo o paciente HIV+ : percepções de cuidadores em um hospital universitário públicoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordBioética - AIDS (Doença) - pacientesen
dc.subject.keywordEnfermagem - éticaen
dc.subject.keywordInfecções por HIV - cuidadores - éticaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.description.abstract1Background: the Acquired Immunodeficiency Syndrome (Aids) is worrisome in the world, in the epidemiological, ethical, and humanistic point of view. Its spreading and permanence did emerge ethical issues in health care. In addition to the challenge of solving them, to perceive them is not easy task. Objective: to analyze the perceptions of ethical conflicts by nursing caregivers in the care and nursing education processes in a public University Hospital. Methods: this is a qualitative study, characterized as descriptive and reflective. The data were obtained using individual semi-structured interviews with caregivers of persons living with HIV/Aids in a public University Hospital during july and august 2012. Twelve caregivers were interviewed observing saturation of content technique. Based on the principlism, the contents of interviews were submitted to thematic analysis, categorization, and sub-categorization. Results: emerged tree categories: Principlism, Perception of ethical conflicts, and Factors which difficult ethical care. The thematic analysis indicates that the caregivers have perception of ethical conflicts in relation to principlism during nursing care and teaching involving people with HIV/Aids. These perceptions suggest that the principlism is filled with limitations in the process of care. In addition, exogenous and endogenous factors related to caregivers are perceived as compromising the ethical care. Recommendations: the ethics of care to people with HIV/Aids should be fomented and generated in the encounter, and increasingly closer to a need of recognition of the humanity of another human being, because there is no previous ethics, but ethics starts only on the encounter with other. The nursing care have to be an ethical and humanistic making that allows to affirm an ethic of life, i.e., a bio-ethics, open and dialectic, which not only works as a bridge to the purposes of interventional techniques of care, but that contributes to the efficiency of ethics and techniques in the dialogic meeting with the people, both in its methods and in its final purposes.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Bioéticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.