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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMontenegro, Marli de Mesquita Silva-
dc.contributor.authorDuarte, Elisabeth Carmen-
dc.contributor.authorPrado, Rogério Ruscitto do-
dc.contributor.authorNascimento, Andréia de Fátima-
dc.date.accessioned2013-04-24T14:42:45Z-
dc.date.available2013-04-24T14:42:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, v.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013. _______________________________________________________________________________________en
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Marli de Mesquita Silva. Mortality of motorcyclists in traffic accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. Journal of Public Health, São Paulo, v. 45, n.3, p.529-38, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n3/en_2394.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12887-
dc.description.abstractOBJETIVO: Descrever características sociodemográfi cas e analisar a tendência temporal da mortalidade de motociclistas traumatizados em acidentes de transporte. MÉTODOS: Estudo de séries temporais com dados de 580 óbitos de motociclistas do Distrito Federal, de 1996 a 2007, obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram calculadas as taxas de mortalidade específi cas segundo idade e sexo, as taxas padronizadas (método direto) e a razão de óbitos por frota (motocicletas). A média móvel centralizada da taxa padronizada de mortalidade de homens foi calculada para o período de três anos e um modelo de regressão linear foi construído para estudar a evolução temporal da mortalidade. Para calcular o incremento anual da taxa de mortalidade padronizada utilizou-se o método joinpoint (ponto de infl exão). RESULTADOS: A maior parte dos motociclistas mortos era do sexo masculino, (94,3%), pardo (71,0%) e tinha entre 20 e 39 anos (73,8%). A taxa padronizada de mortalidade de motociclistas (homens) residentes foi de 1,9 para 7,2 óbitos/100 mil homens entre 1996 e 2007. Entre 1998 e 2007, a razão de óbitos por frota passou de 2,0 óbitos/10 mil motocicletas para 10,0 óbitos/10 mil motocicletas entre os homens. Estimou-se incremento anual de 0,48 óbito/100 mil homens (IC95% 0,31;0,65; p < 0,001). O incremento percentual anual da taxa padronizada de mortalidade para o sexo masculino foi de 36,2% no período 1998-2007 (IC 95% 21,2%;53,2%; p < 0,05). CONCLUSÕES: A taxa de mortalidade de motociclistas decorrente de acidentes de transporte aumentou expressivamente. Esse aumento é explicado apenas em parte pelo aumento da frota de motocicletas. Características individuais dos condutores, bem como as condições locais do tráfego, necessitam ser investigadas para o planejamento de políticas preventivas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.language.isoInglêsen
dc.publisherFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São Pauloen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMortalidade de motociclistas em acidentes de transporte no Distrito Federal, 1996 a 2007en
dc.title.alternativeMortality of motorcyclists in traffi c accidents in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007en
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordMotocicletasen
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitoen
dc.subject.keywordMortalidade - estatísticaen
dc.rights.licenseRevista de Saúde Pública - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (CC BY-NC 3.0). Fonte:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-89101987000500008&script=sci_arttext. Acesso em: 24 abr. 2013.en
dc.description.abstract1OBJECTIVE: To describe sociodemographic characteristics and analyze temporal trends in the mortality of motorcyclists injured in traffi c accidents. METHODS: This was a time-series study with data from 580 motorcyclist deaths in the Brazilian Federal District from 1996 to 2007. The data were obtained from the Mortality Information System. Mortality rates specifi c for age and sex, the standardized rates (direct method), and the ratio of deaths per fl eet (motorcycles) were calculated. The centralized moving average of the standardized mortality rate for men was calculated for a three-year period, and a linear regression model was constructed to study the evolution of mortality. The joinpoint method (infl ection point) was used to calculate the annual increase in the standardized mortality rate. RESULTS: Most of the motorcyclists killed were male (94.3%), mixed skin color (71.0%), and between the ages of 20 and 39 years (73.8%). The standardized mortality rate for resident motorcyclists (men) was 1.9 to 7.2 deaths/100,000 men between 1996 and 2007. Between 1998 and 2007, the ratio of deaths per fl eet increased from 2.0 deaths/10,000 motorcyclists to 10.0 deaths/10,000 motorcyclists among men. There was an estimated annual increase of 0.48 deaths/100,000 men (95%CI 0.31, 0.65; p <0.001). The percent increase of the annual standardized mortality rate for males was 36.2% in the period from 1998-2007 (95%CI 21.2%, 53.2%; p <0.05). CONCLUSIONS: The mortality rate resulting from motorcycle road accidents has increased dramatically. This increase is partially explained by the increase of the fl eet of motorcycles. Individual characteristics of drivers, as well as local traffi c conditions, need to be investigated for the planning of preventive policies.-
dc.description.unidadeFaculdade de Medicina (FMD)-
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