Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1268
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_2008_JorgeArturCLSantos.pdf796,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMuniz, Diva do Couto Gontijo-
dc.contributor.authorSantos, Jorge Artur Caetano Lopes dos-
dc.date.accessioned2009-02-17T18:25:39Z-
dc.date.available2009-02-17T18:25:39Z-
dc.date.issued2009-02-17-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationSANTOS, Jorge Artur Caetano Lopes dos. Concepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares: leituras e sentidos (1996 – 2005). 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1268-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2008.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação objetiva identificar e analisar as concepções de história e de cidadania dadas a ler nos livros didáticos de história da quinta série do Ensino Fundamental, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e no Programa Nacional do Livro Didático desta disciplina. A análise dessa produção, a partir da perspectiva da História Social e das contribuições da História Cultural, viabiliza leituras e compreensões de sentidos conferidos à história e à cidadania, veiculadas nos textos didáticos e nas diretrizes curriculares. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation has the objective of identify and analyze the conceptions of history and citizenship given to read in didactic books of history of the fifth grade, in the National Curricular Parameters of History and in the National Program of the Didactic Book of History. The analysis of this production from the perspective of Social History and from the contribution of Cultural History makes possible readings and understanding of directions conferred to history and citizenship propagated in didactic texts and curricular lines of direction.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConcepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares : leituras e sentidos (1996 – 2005)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.