Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Muniz, Diva do Couto Gontijo | - |
dc.contributor.author | Santos, Jorge Artur Caetano Lopes dos | - |
dc.date.accessioned | 2009-02-17T18:25:39Z | - |
dc.date.available | 2009-02-17T18:25:39Z | - |
dc.date.issued | 2009-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jorge Artur Caetano Lopes dos. Concepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares: leituras e sentidos (1996 – 2005). 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1268 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação objetiva identificar e analisar as concepções de história e de cidadania dadas a ler nos livros didáticos de história da quinta série do Ensino Fundamental, nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e no Programa Nacional
do Livro Didático desta disciplina. A análise dessa produção, a partir da perspectiva da
História Social e das contribuições da História Cultural, viabiliza leituras e compreensões
de sentidos conferidos à história e à cidadania, veiculadas nos textos didáticos e nas diretrizes curriculares.
__________________________________________________________________________________________ ABSTRACT | pt_BR |
dc.description.abstract | The present dissertation has the objective of identify and analyze the conceptions of history and citizenship given to read in didactic books of history of the fifth grade, in the National Curricular Parameters of History and in the National Program of the Didactic
Book of History. The analysis of this production from the perspective of Social History and from the contribution of Cultural History makes possible readings and understanding of directions conferred to history and citizenship propagated in didactic texts and curricular lines of direction. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Concepções de história e de cidadania nos livros didáticos e nas diretrizes curriculares : leituras e sentidos (1996 – 2005) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículos | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de História (ICH HIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|