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dc.contributor.authorGünther, Isolda de Araújo-
dc.contributor.authorGünther, Hartmut-
dc.date.accessioned2013-03-07T21:14:31Z-
dc.date.available2013-03-07T21:14:31Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifier.citationGÜNTHER, Isolda de Araújo; GÜNTHER, Hartmut. Brasílias pobres, Brasílias ricas: perspectivas de futuro entre adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 7 mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200003en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12410-
dc.description.abstractInvestigou-se como adolescentes percebem seu futuro a partir da estrutura de oportunidade que lhes é disponível. Variáveis sócio-pessoais, idade, gênero, série, trabalho, escola que freqüentam, foram relacionadas com perspectivas de futuro. Participaram 335 jovens (185 M, 150 F) com idade média de 16 anos e 2 meses. Os dados foram coletados em cinco escolas: uma particular, uma pública e três destinadas a jovens carentes e/ou em situação de rua. Os respondentes assinalaram, numa escala de onze itens com cinco níveis, expectativas quanto a escolaridade, trabalho, casa própria, saúde, amigos, seu país, políticos. A análise canônica resultou em duas correlações (rc = .68 e .34), apontando duas relações significativas: (a) adolescentes, freqüentando uma escola privada e cursando uma série mais avançada, revelaram maiores expectativas de concluir o segundo grau e entrar para a universidade; (b) não freqüentar uma escola privada associou-se a não esperar um emprego que garanta boa qualidade de vida, nem esperar possuir casa própria.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleBrasílias pobres, Brasílias ricas : perspectivas de futuro entre adolescentesen
dc.title.alternativePoor Brasília, rich Brasília : expectations about the future among adolescentsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordPsicologia do adolescenteen
dc.subject.keywordEmoções - adolescentesen
dc.subject.keywordAdolescentes - crescimentoen
dc.subject.keywordInteração social em adolescentesen
dc.subject.keywordJuventudeen
dc.rights.licensePsicologia: Reflexão e Crítica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 7 mar. 2013.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79721998000200003en
dc.description.abstract1The way adolescents view their future based on their current opportunities was investigated. Age, gender, year in school, working, and kind of school were related to expectations about the future. Some 335 youths (180 M, 150 F), average age 16 years and 2 months, responded to questionnaires in five kinds of schools: a private school, a traditional public school and three schools targeted for poor and/or street children. The respondents indicated on a five point scale their expectations about eleven aspects: schooling, work, owning a home, health, friends, country and politicians. A canonical analysis resulted in two correlations (rc = .68 e rc = .34), indicating two significant relations: (a) adolescent that are in a more advanced grade in a private school have higher expectations to finish high school and to enter university; (b) those who do not go to private school are less likely to expect a good job or to own a home. Key words: adolescents; expectations about the future.-
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