Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12169
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ExperimentacaoEnsinoMedio.pdf148,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Roberto Ribeiro da-
dc.contributor.authorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
dc.date.accessioned2013-02-21T18:19:33Z-
dc.date.available2013-02-21T18:19:33Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSILVA, Roberto Ribeiro da; MACHADO, Patrícia Fernandes Lootens. Experimentação no ensino médio de Química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos: um estudo de caso. Ciência e Educação, v. 14, n. 2, p. 233-249, 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v14n2/a04v14n2.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12169-
dc.description.abstractAs concepções sobre o papel da experimentação no ensino vigentes nas décadas de 1960 a 1990 não levavam em consideração questões ambientais. De modo geral, este fato pode ser observado também nos dias atuais. Isso se consubstancia na falta de gestão de resíduos químicos produzidos em aulas experimentais e na ausência de políticas que garantam a segurança de alunos e professores, diretamente, e da comunidade escolar, indiretamente, conforme levantamento realizado em 26 escolas públicas do Distrito Federal. O fazer consciente da experimentação na formação inicial e continuada de professores requer que, além da problematização e de discussões sobre conceitos científicos, sejam incluídos aspectos ambientais, tornando a experimentação uma ação de educação ambiental.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru da Faculdade de Ciências, UNESPen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleExperimentação no ensino médio de Química : a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos : um estudo de casoen
dc.title.alternativeExperiments in high school Chemical education : the necessary search for ethical-environmental conscience in use and discarding of chemical productsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPlanejamento experimentalen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordPrática de ensinoen
dc.rights.licenseCiência e Educação - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons ( Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2013en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132008000200004en
dc.description.abstract1Conceptions of the role of experiments in chemical education, which were dominant from the 1960’s to 1990’s, did not take into consideration environmental issues. Generally, this fact can also be observed at present in the lack of management of chemical wastes produced in experimental classes and in the lack of policies, which guarantee the security of students and teachers, and of school communities, according to research carried out in 26 public schools of Distrito Federal in Brazil. Conscientious practice of experimentation in initial and continuous formation of teachers requires that, besides the problematization and discussions of scientific concepts, environmental issues be included, so that experimenting could turn into an environmental education action.-
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons