Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12089
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SignificadoPraticasConstrutivas.pdf157,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Significado das práticas construtivas na aprendizagem universitária da arquitetura
Outros títulos: Meaning of constructive practices in the learning of architecture
Autor(es): Almeida, Jaime Gonçalves de
Assunto: Práticas pedagógicas
Arquitetura - estudo e ensino
Arquitetos - formação profissional
Data de publicação: 2004
Editora: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Referência: ALMEIDA, Jaime Gonçalves de. Significado das práticas construtivas na aprendizagem universitária da arquitetura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 85, n. 209/210/211, p. 85-100, jan./dez. 2004. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/91/93> Acesso em: 15 fev. 2013.
Resumo: Analisa as implicações das práticas construtivas, ou do trabalho propositivo, na aprendizagem de arquitetura, procura ressaltar sua importância para a formação e, conseqüentemente, para a inserção do arquiteto na produção do ambiente, e considera experiências efetuadas, no âmbito universitário, com a construção de protótipos arquitetônicos, envolvendo arquitetos, graduandos do curso de arquitetura e profissionais da construção (marceneiros, carpinteiros e pedreiros, entre outros). Também questiona a formação do arquiteto e, ainda, a daqueles profissionais cuja preparação aprofunda as diferenças sociais entre eles. Procura, por um lado, compreender a função da prática (trabalho simples) na instrução universitária do arquiteto sob o crivo de alguns temas básicos, tais como conhecimento e inteligência, concretude e realidade, autonomia e individuação, enunciação e linguagem, e agenciamento social; por outro lado, discorre sobre a pedagogia do aprendizado prático ou da ação construtiva. Está organizado em três partes: 1) introdução, contextualiza o assunto enfatizando o relacionamento entre o saber e o fazer; 2) as práticas construtivas enquanto articuladoras da função trabalho com a projetação e a pesquisa na aprendizagem da arquitetura; e 3) conclusões, onde são apresentados os principais impedimentos e perspectivas da inserção das práticas construtivas no trabalho pedagógico da projetação. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work deals with the practical activities in teaching within a university context related to the learning of architecture. The key example is a constructive experience carried out by a team of students and construction workers. They built a small architectural prototype for the social activities of the university staff in the campus housing area. It involved design and research on bamboo, main material employed in the physical structure of the space. It was observed the good performance of the students when compared to the practical workers. The experience also showed the limitation of the university in preparing the architect only by mental means, and the workers by manual means. During the discussion of this subject, some concepts came up with, such as the knowledge and practical intelligence, reality and concrete facts, autonomy and individuality, language and social arrangement. All these concepts, when related to practices, result in what we called practical pedagogy or pedagogy of the construction. This article is divided into three parts; 1) the introduction, which relates ‘knowing’ and ‘doing’ within theoretical concepts; 2) the importance of the practical activities concerning the relationship between design, research and architect education; and 3) the conclusion, which points out the perspectives and obstacles of the insertion of practical activities within learning in a university context.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)
Licença: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 15 fev. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.