http://repositorio.unb.br/handle/10482/11974
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_PedroRafaelMandai.pdf | 117,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação da aptidão à urbanização com uso de inferência fuzzy em dados geomorfométricos : subsídios para o planejamento territorial em torno do anel viário do Distrito Federal |
Autor(es): | Mandai, Pedro Rafael |
Orientador(es): | Diniz, Noris Costa |
Assunto: | Geologia de engenharia Geomorfometria Lógica difusa Geomorfologia - sistema viário - Distrito Federal (Brasil) Cartografia geotécnica Política urbana Política ambiental |
Data de publicação: | 29-Jan-2013 |
Data de defesa: | 25-Jun-2012 |
Referência: | MANDAI, Pedro Rafael. Avaliação da aptidão à urbanização com uso de inferência fuzzy em dados geomorfométricos: subsídios para o planejamento territorial em torno do anel viário do Distrito Federal. 2012. 174, [32] f., il. Dissertação (Mestrado em Geociências Aplicadas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A ocupação urbana de áreas em torno de sistemas viários é uma tendência mundial
que deve se tratada numa perspectiva de planejamento territorial, sendo necessário o
conhecimento dos aspectos físicos de terrenos para fins avaliação da aptidão à
urbanização. Desse modo, o presente trabalho se propõe aplicar metodologias de
cartografia geotécnica com uso de inferência fuzzy em dados geomorfométricos na escala 1:10.000. A área em questão é o entorno do Anel Viário do Distrito Federal,
com uma área de aproximadamente 1.545 km2 e abrange setores representativos da
geodiversidade local. A compartimentação das unidades de terreno foi estabelecida
por critérios de homogeneidade das variáveis geomorfométricas e integrada
espacialmente por inferência fuzzy, pelo software ArcGis 10. A técnica de inferência espacial baseada em lógica fuzzy permite representar feições de relevo enquanto objetos geomorfométricos, aqui tratado como unidades de terreno. Os parâmetros geomorfométricos utilizados para delimitar as unidades de terrenos foram selecionados considerando questões relativas a processos do meio físico, de modo que as unidades de terreno foram classificadas com enfoque na aptidão à urbanização. A avaliação da aptidão ao desenvolvimento urbano se pautou na análise
integrada das unidades de terreno, perante a suscetibilidade a processos
geodinâmicos superficiais, aos atributos do meio físico e aos elementos restritivos à
urbanização. Como produto final foi elaborado a Carta de Aptidão à urbanização no entorno do Anel Viário do Distrito Federal, que contém informações relevantes do sistema físico-ambiental da área, apresentadas em um produto cartográfico conciso para uso no planejamento territorial. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT The occupation of urban areas around road systems is a worldwide trend that should be treated from the perspective of territorial planning, which required the knowledge of the physical aspects of terrain for purposes of assessing suitability for urbanization. Thus, this paper proposes to apply methodologies geotechnical mapping using fuzzy inference in geomorphometric data on 1:10,000 scale. The area in question is around the beltway of the Federal District, with an area of approximately 1545 km2 and covers representative sectors of the local geodiversity. The compartmentalisation of field units was established by the criteria of homogeneity of variances geomorphometric and spatially integrated by fuzzy inference, the ArcGis 10. The technique of spatial inference based on fuzzy logic allows us to represent relief features as objects geomorphometric, here treated as terrain units. The geomorphometric parameters used to define the terrain units were selected considering issues relating to the physical processes, so that field units were classified with a focus on suitability for urbanization. The assessment of suitability for urban development is guided in the integrated analysis of field units, given the susceptibility to surface geodynamic processes, attributes of the physical and restrictive elements to urbanization. As a final product was prepared Map of suitability to urbanization around the Beltway in the Federal District, which contains relevant information of the physical systemDenvironment of the area, presented in a concise cartographic product for use in territorial planning. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas, 2012. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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