Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11831
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AntonioNascimentoJunior.pdf592,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorEllery Junior, Roberto de Goes-
dc.contributor.authorNascimento Júnior, Antônio-
dc.date.accessioned2012-12-19T10:10:42Z-
dc.date.available2012-12-19T10:10:42Z-
dc.date.issued2012-12-19-
dc.date.submitted2012-10-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO JÚNIOR, Antônio. Abertura comercial, inflação e empreendedorismo. 2012. ix, 76 f. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/11831-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo tentar verificar a existência de uma relação robusta entre inflação, empreendedorismo e abertura comercial por meio do emprego da metodologia de dados em painel. Romer (1993) usando dados de cross-section para uma amostra ampla de países concluiu que existe uma forte relação negativa entre inflação e abertura econômica. Para Romer isso implica numa conclusão de inconsistência temporal da política monetária. Sendo assim, a abertura comercial implicaria numa barreira ao estímulo do Banco Central gerar inflação. Este estudo verifica se a inclusão do empreendedorismo é capaz de agir de maneira similar à abertura econômica, mostrando assim que em países com instituições fracas a habilidade de abrir novas empresas pode funcionar como uma amarra ao estímulo que a autoridade monetária tem de gerar inflação. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn models in which the absence of precommitment in monetary policy leads to inefficiently high inflation, an important prediction is that more open economies should have lower inflation rates [Romer, 1993]. This study explores the relationship between trade openness, entrepreneurship, and inflation. Besides check the validity of Romer’s (1993) main result, this article verifies if the inclusion of entrepreneurship is a valid barrier against inflation.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAbertura comercial, inflação e empreendedorismoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordInflaçãoen
dc.subject.keywordEmpreendedorismoen
dc.subject.keywordEconomiaen
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.