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ARTIGO_Percepção_de_Suporte_Organizacional.pdf811 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.contributor.authorPilati, Ronaldo-
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardo-
dc.date.accessioned2009-01-28T14:10:33Z-
dc.date.available2009-01-28T14:10:33Z-
dc.date.issued1999-
dc.identifier.citationOLIVEIRA-CASTRO, Gardênia Abbad de; PILATI, Ronaldo; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Percepção de suporte organizacional: desenvolvimento e validação de um questionário. RAC: Revista de Administração Contemporânea, v. 3, n.2, p. 29-51, maio/ago. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rac/v3n2/v3n2a03.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2010. doi: 10.1590/S1415-65551999000200003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1138-
dc.description.abstractA literatura especializada em comportamento organizacional tem considerado o conceito de suporte organizacional muito importante na compreensão do desempenho no trabalho, do comprometimento, da cidadania e da rotatividade, mas as pesquisas nessa área carecem de medidas confiáveis de percepção de suporte. Este trabalho relata a experiência de construção de um questionário brasileiro de suporte, baseada na proposta teórica de Eisenberger et al. (1986) e em aspectos levantados numa amostra de trabalhadores de empresas privadas e órgãos públicos. Os itens, após análise qualitativa e validação semântica, foram transformados em questionário aplicado em urna amostra de 1384 trabalhadores. As respostas a esse questionário, submetidas a análises fatoriais (PAF) com rotação oblíqua, produziram dois tipos de estruturas empíricas: uma unifatorial - percepção de suporte organizacional, e outra com quatro subescalas - gestão de desempenho, carga de trabalho, suporte material ao desempenho e ascensão, promoção e salários. Todas têm altos índices de confiabilidade (altas de Cronbach). São discutidas as aplicações desse questionário nas pesquisas sobre comportamento organizacional e sugeridos mais estudos que garantam maior generalidade aos resultados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepção de suporte organizacional : desenvolvimento e validação de um questionáriopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSuporte organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordGestão de desempenhopt_BR
dc.subject.keywordCarga de trabalhopt_BR
dc.subject.keywordSuporte material ao desempenhopt_BR
dc.subject.keywordSaláriospt_BR
dc.subject.keywordPromoçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1415-65551999000200003-
dc.description.abstract1The organizational behavior specialized literature has been considering the importance of the organizational support concept for the understanding of performance at worrk and of cornrnitrnent, citizenship und turnover. However lhe reseurch in the areu needs reliable mensures of the perception of support. This work reports the experience in developing a Brazilian questionnaire for support, based on Eisenberger et al. (1986) theoretical proposal and on privare and public organizations workers surveyed aspects. These aspects were qualitatively analyzed and sernantically validated and the resulting items were transformed in a questionnaire, that have been responded by a sample of 1384 workers. Their responses were submitted to a factorial analysis (PAF), with oblique rotation, and produced two types of ernpirical structures: one unifactorial - perception of organizational support and another with four sub-scales - performance management, work load, material support to performance and ascension, promotion and salaries. They all have high reliability scores (Cronbach's alphas). The use of this questionnaire in organizational behavior research is here discussed and more studies are suggested; they may insure a broader generalized utilization.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administração-
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