http://repositorio.unb.br/handle/10482/11277
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_AleksandraPereiraSantos.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Competências, carreiras e contexto : um estudo multinível da administração pública brasileira |
Autor(es): | Santos, Aleksandra Pereira dos |
Orientador(es): | Borges-Andrade, Jairo Eduardo |
Assunto: | Servidores públicos Comprometimento organizacional Aprendizagem organizacional |
Data de publicação: | 24-Set-2012 |
Data de defesa: | 9-Jun-2012 |
Referência: | SANTOS, Aleksandra Pereira dos. Competências, carreiras e contexto: um estudo multinível da administração pública brasileira. 2012. 318 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo central o teste de modelos teóricos de predição da expressão de duas dimensões de competências, utilizando uma perspectiva multinível de análise. Ela incluiu entrevistas semi-estruturadas, questionários e dados secundários. A análise de conteúdo foi utilizada na elaboração dos itens constituintes das escalas de
competências. As análises fatoriais exploratória e confirmatória e o coeficiente de validação de conteúdo foram utilizados, para verificação de evidências de validade das medidas dos seguintes constructos psicológicos, incluídos naqueles dois modelos teóricos: expressão de
competências (variáveis critério) e orientação cultural para aprendizagem, comprometimento com a carreira e entrincheiramento na carreira (variáveis antecedentes). Para o teste desses
modelos, foram realizadas análises de regressão multiníveis (hierarchical l inear models). A amostra foi constituída por servidores públicos federais integrantes de quatro carreiras. Os resultados sugerem que variáveis do nível organizacional (percepção compartilhada de orientação cultural para aprendizagem, investimentos globais em TD&E, proporção de servidores pertencentes às carreiras nas organizações e tamanho destas) e variáveis do nível individual (percepção individual de orientação cultural para aprendizagem, investimento individual em TD&E, comprometimentos organizacional e com a carreira e escolaridade) são
preditoras da expressão de competências transversais nessas carreiras. Os preditores são parcialmente diferentes, quando são comparadas as competências relativas a desempenho na tarefa e no contexto. Ao final, são apontadas limitações da pesquisa, recomendações de ordem prática e uma agenda para realização de novos estudos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research had the main purpose of testing theoretical models for predicting the expression of two dimensions of competencies, using a multilevel perspective of analysis. It included semi-structured interviews, questionnaires and secondary sources for data collection. Content analysis was applied to build items for the measurement scales of competencies. Factorial and confirmatory analysis and the content validity coefficient were used, for verifying measurement validity evidences of the following psychological constructs, which were included in those two theoretical models: expression of competencies (criterion variables); and cultural orientation towards learning, career commitment and entrenchment (antecedent variables). Those models were tested with multilevel regression analyses (hierarchical linear models). Federal public servants, from four careers, composed the sample. The results suggest that organizational level variables (shared perception of cultural orientation towards learning, global investments in TD&E, proportion of career public servants in the organizations and size of these organizations) and individual level variables (individual perception of cultural orientation towards learning, individual investments in TD&E, organizational and career commitments and schooling) are predictors of the expression of common competencies in those careers. The predictors are partially different, when competencies associated to task performance are compared to competencies associated to contextual performance. At the end, limitations of this research, practical recommendations and directions for future research are presented. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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