Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11128
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AlineSouzaPereira.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A qualidade da educação infantil no âmbito do letramento : o empenhamento do professor e o envolvimento de crianças do 2° período
Autor(es): Pereira, Aline de Souza
Orientador(es): Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto: Educação de crianças
Qualidade (Educação)
Letramento
Data de publicação: 11-Set-2012
Referência: PEREIRA, Aline de Souza. A qualidade da educação infantil no âmbito do letramento: o empenhamento do professor e o envolvimento de crianças do 2° período. 2012. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O propósito dessa pesquisa foi analisar a qualidade da Educação Infantil, a partir da relação entre empenhamento do professor e envolvimento da criança em situações de letramento. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com observação participante, em uma turma de 2º período, buscando identificar o empenhamento de uma professora em contextos de letramento, priorizando a atenção ao envolvimento da criança. Os dados construídos revelaram uma prática pedagógica de empenhamento da professora diferenciado do modelo de Educação Experiencial que embasou o referencial teórico e a análise desse trabalho e, ainda, que o envolvimento da criança sofreu influências de variáveis extrínsecas ao empenhamento, como as regras de jogo social e práticas de letramento que não contemplavam, na sua integridade, a essência lúdica da criança. A pesquisa apontou, também, para a tendência da Educação Infantil em adotar práticas de letramento de caráter preparatório e o empenhamento do professor permeado de concepções de habilidades mecânicas relacionadas à leitura e à escrita. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this research was to analyse the quality of Child Education, according to the relation between the teacher commitment and the involvement of the children in situations of literacy. For such, a study about the case was realized, with participative observation, in a 2º period class, in order to identify the teacher commitment in literacy contexts, prioritizing the attention to the children’s involvement. The constructed data revealed a pedagogic practice of the teacher commitment differing from the model of Experimencial Education that gave basis to the theoric referential and the analysis of this work and even that the children’s involvement suffered influencies from variables unrelated to the effort, with social game rules and literacy practices that didn’t contemplate , entirely, the ludic essence of the child.The research also pointed to the Child Education’s tendency to adopt literacy practices of preparatory purposes and the teacher commitment permeated of conceptions of mechanic abilities related to reading and writing.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.