Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Aliaga Medrano, Ronny Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2012-08-09T12:28:31Z | - |
dc.date.available | 2012-08-09T12:28:31Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2012-03-28 | - |
dc.identifier.citation | ALIAGA MEDRANO, Ronny Marcelo. Modelagem de padrões de viagens e expansão urbana. 2012. xvi, 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11053 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2012. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo principal investigar a relação de causalidade entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades. Para tanto foi elaborado o Modelo “Activity-Based Travels of Urban Sprawl (ABTUS)” para comprovar a hipótese de relação causal entre fatores da expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades. Cinco vetores de expansão urbana foram identificados e os padrões de viagens mais representativos foram baseados nas sequências de atividades Residência Trabalho e Residência Estudo. Assim, a estrutura teórica do modelo ABTUS foi fundamentada em três processos: i) produção de espaço, ii) socioeconômico, iii) interação espacial/temporal, considerando que esses são interdependentes e interagem simultaneamente na causalidade do processo de geração de demanda de viagens. Por meio da utilização da modelagem com equações estruturais, o modelo ABTUS foi aplicado para um estudo de caso do Distrito Federal para o ano 2000. À partir dos resultados obtidos foram reunidos indícios para não rejeitar a relação causal entre expansão urbana e padrões de viagens baseadas em atividades. Conclui-se que a expansão urbana é um subsistema dentro do sistema urbano no qual interagem simultaneamente os processos interdependentes: i) produção de espaço, ii) socioeconômico e iii) interação espacial/temporal para influenciar causalmente na geração da demanda de viagens baseadas em atividades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | The scope of this study was to search about the causal relationship between urban sprawl and activity travel patterns. The model “Activity-Based Travels of Urban Sprawl (ABTUS)” was developed to test the hypothesis of causal relationship between urban sprawl and activity travel patterns. Five urban sprawl vectors were identified and the most representative activity travel patterns were those based in home-work and home-study. The ABTUS model theory structure was based in the following consideration: there are three interdependent processes: i) urban space production, ii) socioeconomic, iii) spatial/temporal interaction that simultaneity interact to have a causal influence on the travel demand generation process. Structural Equation Modeling was applied to test ABTUS in a study case of the Distrito Federal-Brazil for the year 2000. The statistics analysis allowed not to reject the casual relationship between urban sprawl and activity travel patterns. So, it was possible to conclude that urban sprawl is an urban subsystem where interdependent process: i) urban space production, ii) socioeconomic, iii) spatial/temporal interaction who simultaneity interact to have a causal influence on the activity travel demand generation process. __________________________________________________________________________________ RESUMEN | en |
dc.description.abstract | El objetivo de este estudio fue investigar acerca de la relación de causalidad entre expansión urbana e padrones de viajes basados en actividades. El modelo “Activity-Based Travels of Urban Sprawl (ABTUS)” fue elaborado con la finalidad de comprobar la hipótesis de relación causal entre expansión urbana e padrones de viajes basados en actividades. Cinco vectores de expansión urbana fueron identificados e los padrones de viajes mas representativos fueron aquellos basados en las actividades casa-trabajo e casa-estudio. La estructura teórica del modelo ABTUS fue fundamentada en tres procesos: i) producción de espacio urbano, ii) socioeconómico, iii) interacción espacial/temporal considerados interdependientes que interactúan simultáneamente en la causalidad del proceso de generación de demanda de viajes. Por medio de la utilización del modelaje con ecuaciones estructurales, el modelo ABTUS fue aplicado para un estudio de caso de Distrito Federal-Brasil para el año 2000. A partir de los resultados estadísticos obtenidos, se reunieron indicios para no rechazar la relación causal entre expansión urbana e padrones de viajes basados en actividades. Así, fue posible concluir que expansión urbana es un subsistema urbano donde procesos interdependientes: i) producción de espacio urbano, ii) socioeconómico, iii) interacción espacial/temporal) interactúan simultáneamente para tener una influencia causal en el proceso de generación de viajes basados en actividades. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Modelagem de padrões de viagens e expansão urbana | en |
dc.title.alternative | Travel patterns and urban sprawl modeling | en |
dc.title.alternative | Modelaje de padrones de viajes e expansión urbana | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Crescimento urbano | en |
dc.subject.keyword | Transporte urbano | en |
dc.subject.keyword | Transportes - planejamento | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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