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dc.contributor.advisorAlmeida, Jaime de-
dc.contributor.authorSouza, Ana Guiomar Rêgo-
dc.date.accessioned2008-12-15T13:13:56Z-
dc.date.available2008-12-15T13:13:56Z-
dc.date.issued2008-12-15-
dc.date.submitted2007-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Guiomar Rêgo. Paixões em cena: a semana santa na cidade de Goiás. 2007. 367 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1084-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2007.pt_BR
dc.description.abstractA Semana Santa vilaboense do século XIX é abordada neste trabalho comoprática discursiva articuladora de diferentes campos de produção simbólica, caracterizadapor uma retórica teatral e dionisíaca que remete à configuração barroca das festasespetáculos,se consubstanciando em representação de projetos políticos e sócio- culturais.Entende-se, por conseguinte, que diversas dimensões da sociedade vilaboense nosoitocentos aparecem condensadas nas celebrações do Mistério Pascal: o poder em suavertente política e religiosa; o tecido social representado por aqueles que participam nospapéis de promotores, atores e público; a dimensão estética representada pelas diferenteslinguagens artísticas articuladas no drama da Paixão. Central a essa proposição a noção derepresentação e teatralização das relações sociais. Em outras palavras, defende-se que alémda Paixão de Cristo, o que se encena nas ruas da cidade são também as múltiplas paixõeshumanas dadas a ver na coreografia processional. Busca-se, portanto, identificar e elucidaras linhas de força que atualizaram a Semana Santa da Cidade de Goiás no século XIX.Nesse sentido, são abordadas questões ligadas aos conflitos entre catolicismo devocional eeclesiástico e às tensões entre tradição e mudança; à validação de poderes e privilégios eaos anseios por reconhecimento social representados pelas lutas simbólicas travadas entrediferentes grupos no espaço hierarquizado das procissões. Analisa igualmente o aparatocênico, visual e musical que caracteriza a Semana Santa como festa-espetáculo de perfilbarroco a partir da articulação texto e contexto. Aparato considerado não como simpleselemento decorativo, mas enquanto componente inerente à construção do tempo festivo e à retórica da sedução. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractVila Boa's 19th century Holy Week is herein approached as articulating discoursive practice fron different fields of symbolic production, marked by dioysiac and theatrical rhetoric which reminds of the visual feast's baroque configuration, settling the question as representation of political, cultural and social projects. It is therefore understood that the distinct dimensions of Vila Boa's society in the eighteen hundreds are revealed embedded in the celebrations of the Paschal Mystery: power in its political and religious branches, the social tissue portrayed by those who play the parts of prosecutors, actors jand audience; the aesthetic dimension depicted by the various artistic lingoes articulated with the drama of the Passion. Pivotal to this proposition is the notion of depiction and theatricalazation of the social relations. Put differently, it is championed that in addition to the Passion of Christ, what is played on the streets is also the representation of the multiple human passions, made visible by means of the processional choreography. It is therefore sought to identify and clarify the forces that updated Goiás town's Holy Week in the 19th century. Along these lines, questions related to the conflicts between devotional and ecclesiastical Catholicism and the tension between tradition and change are approached; the validation of powers and privileges and the wish for social acknowledgment represented by the symbolic disputes fought between the different groups within the hierarchized space of the processions. The scenic, visual and musical apparatus which distinguis the Holy Week as a baroque visual feast is analyzed as well, gron the standpoint of the text-context articulation. The aforementioned apparatus is taken not as mere decorative element, but rather as inherent to the makeup of the festal time and to the rhetoric of seduction.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePaixões em cena : a semana santa na cidade de Goiáspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordSemana Santapt_BR
dc.subject.keywordHistória culturalpt_BR
dc.subject.keywordRepresentação artísticapt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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