Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10216
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ZildaPereiraDaSilva.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorôa, Maria Luiza Monteiro Sales-
dc.contributor.authorSilva, Zilda Pereira da-
dc.date.accessioned2012-04-09T12:26:50Z-
dc.date.available2012-04-09T12:26:50Z-
dc.date.issued2012-04-09-
dc.date.submitted2011-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Zilda Pereira da. Controle sanitário : construção e desconstrução de sentios em linguagem publicitária. 2011. 290 f., il. Tese (Doutorado em Linguítica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10216-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguistica, Português e Línguas Clássicas. Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2011.en
dc.description.abstractNesta pesquisa, investigam-se textos publicitários com foco em questões de riscos para a saúde. Com o objetivo de integrar conhecimentos sobre esse tema, desenha-se uma abordagem teórico-metodológica – sob o enfoque da Análise de Discurso Crítica – para descrever, interpretar e explicar estratégias de linguagem usadas nas práticas publicitárias e na norma sanitária que as regulam. Articulam-se, nessa perspectiva, conceitos e abordagens de vários campos do saber para analisar o problema constituído nesta investigação: a linguagem em uso nas práticas publicitárias com a produção de efeitos de sentidos nocivos à saúde. Assim, esta investigação, realizada em um processo circular que vincula teoria e objeto analisado, está delineada em nove capítulos. Com uma reflexão teórica sobre a linguagem em suas dimensões de significação, constitui-se a base para a análise linguístico-discursiva. A partir dela, observa-se um processo de apagamento da fronteira entre alimentação e medicação na construção discursiva da categoria de produtos “alimentos fonte de beleza”. Observa-se, ainda, que os critérios utilizados na norma sanitária para categorizar esses produtos são oscilantes. Nesse enfoque, analisa-se também o comercial televisivo como gênero textual em sua estrutura e composição e aponta-se uma particularidade da estrutura retórica do texto relativo a produtos dessa categoria. Com a análise da estruturação discursiva desse gênero, identifica-se um processo de construção do objeto “intestino preguiçoso” como “problema” que os produtos publicitados se apresentam como “solução”. Uma explicação teórica sobre a relação das práticas publicitárias e a estruturação da sociedade de consumo aponta como funciona a produção de efeitos de sentidos nas práticas publicitárias, na relação subjetividade, linguagem e mundo. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIn this research, there is an investigation in advertising texts focused on matters of health risks. Aiming the integration of knowledge about this theme, a theoretical-methodological approach is drawn – from the standpoint of Critical Discourse Analysis – in order to describe, interpret and explain language strategies used in advertising practices and in the sanitary standards that rule them. In this perspective, concepts and approaches from many fields of knowledge are articulated in order to analyze the problem constituted in this study: the language in use in the advertising practices producing unwholesome effects. Thus, this research, done in a circular process which connects theory and the analyzed object, is outlined in nine chapters. With a theoretical reflection about language in its dimensions of meaning, a base to the linguistic-discursive analysis is constituted. From it, it is possible to observe a process of border deletion between feeding / medication in the discursive construction of the category of the products “food source of beauty”. There is, still, the fact that the criteria used in the sanitary standards to categorize this products are swinging. In this approach, it is also analyzed the television commercial as a textual genre in its structure and composition and it shows a particularity in the rhetorical structure of the text related to products of this category. With the analysis of the discursive organization of this gender, a process of construction of the object “lazy intestine” is identified as a “problem”, whilst the advertising products present it as a “solution”. A theoretical explanation about the relation between the advertising practices and the structuring of the consumer society indicates how the effects of senses production works in the advertising practices, within the connection of subjectivity, language and world.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleControle sanitário : construção e desconstrução de sentidos em linguagem publicitáriaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordPalavra (Linguística)en
dc.subject.keywordAvaliação de riscos de saúdeen
dc.subject.keywordPropaganda-linguagemen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.