http://repositorio.unb.br/handle/10482/10141
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_RicardoHenriqueBMarques.pdf | 973,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Situações-problema relacionadas ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar : narrativas de educadores do ensino público da região centro-oeste |
Autor(es): | Marques, Ricardo Henrique B. |
Orientador(es): | Sudbrack, Maria Fátima Olivier |
Assunto: | Drogas - abuso Psicologia clínica Educação - Brasil Psicologia social |
Data de publicação: | 22-Mar-2012 |
Data de defesa: | 31-Ago-2011 |
Referência: | MARQUES, Ricardo Henrique B.. Situações-problema relacionadas ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar: narrativas de educadores do ensino público da região centro-oeste, 2011. xi, 160 f, il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Este trabalho versa sobre as narrativas de educadores que lidaram ou tiveram conhecimento de circunstâncias no contexto escolar que envolveram direta ou indiretamente seus educandos com drogas. Inicialmente, abordamos a evolução e o percurso do tema da prevenção das drogas até encontrar no espaço da educação seu lugar potencialmente mais promissor, apesar de seus desafios. Neste estudo foram escolhidos os educadores da região Centro-Oeste do Brasil, que participaram da 4ª edição do Curso de Prevenção do uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas, os quais responderam a 166 questionários, denominados de Situações-Problema, estudados, analisados e interpretados à luz da metodologia qualitativa, da análise de conteúdo e do campo teórico da Psicossociologia. Esta possibilitou reunir saberes de outras áreas correlatas para melhor compreensão dos fenômenos que emergiram nas narrativas. Assim, constatamos que as narrativas trouxeram elementos que permitiram o agrupamento por aproximação semântica, fazendo surgir as Categorias Temáticas do Jeitinho e Autoridade (In) Visível. A primeira se relaciona com improvisação e criatividade e a segunda à invisivilidade social de educadores no enfrentamento de situações escolares com drogas, na perspectiva da prevenção seletiva, que os fizeram demandar capacitação e maior comprometimento das redes sociais de apoio. Ao final do trabalho, procedemos à interlocução de alguns elementos e fatos descritos e suas multifatoriedades com a abordagem do pensamento complexo de Morin. Tal pensamento permitiu congregar a diversidade de fenômenos implicados nos contextos dos atores escolares e seus dilemas, permitindo a reconstrução de novos sentidos que poderão ser úteis a futuros projetos na prevenção às drogas na educação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Situations-Problem Related to the Use of Alcohol and Other Drugs in School Context: narratives of public school educators from the Midwest region of Brazil. The Master´s Thesis. University of Brasilia - Brazil. ACT This work examines the narratives of educators who have dealt with or acknowledged circumstances of drug use in school context involving directly or indirectly their students. Initially, we described the evolution and development of the subject drug prevention until it reaches the educational context as its potentially most promising place, despite the challenges. Participants, were chosen in the region Midwest of Brazil, of the 4th edition of the Course of Drug Prevention for Public School Educators answered 166 questionnaires called Problem-Situations, which were studied, analyzed and interpreted by the qualitative method, content-analysis, within the Pshychosociology theorical field. It was possible to aggregate knowledge from other correlate areas for a better comprehension of the phenomena that emerged from the narratives. Thus we found out (and verified) that the narratives brought up elements that allowed their grouping by semantic proximity, which engendered thematic categories of (In) Visible Authority and Knack. The first relates to creativity and improvisation and the second to the social invisibility of educators in coping with drugs school situations with a view to selective preventing, what made them require training and greater commitment of social support networks. Ultimately, we proceeded to an interlocution of some of these described elements and facts and it´s multifactoriality with Morin’s complex thought. It welcomed the diversity of phenomena involved in the school contexts of actors and their dilemmas, giving us an opportunity to reconstruct new meanings to such situations that may be useful for future projects in drug prevention education. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.