Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9181
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_TripasCaoEscrita.pdf125,39 kBAdobe PDFView/Open
Title: Nas tripas do cão : a escrita como espaço de resistência
Authors: Dalcastagnè, Regina
Assunto:: Violência e Literatura
Literatura e Ditadura
Issue Date: Jan-2007
Citation: DALCASTAGNÈ, Regina. Nas tripas do cão: a escrita como espaço de resistência. Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, v. 29, p. 55-66, jan./jul. 2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/issue/view/264>. Acesso em: 7 abr. 2011.
Abstract: A partir de dois romances publicados no Brasil durante a ditadura – Avalovara (1973), de Osman Lins, e Um romance de geração (1980), de Sérgio Sant’Anna –, são discutidas as possibilidades da escrita em um ambiente de violência. Ao mesmo tempo em que a opressão política parece deslegitimar a opção por uma obra não-engajada, impõe-se à consciência do criador o fato de que sua produção tem reduzido efeito sobre a realidade. Isto é, a opressão agudiza o sentimento de “ansiedade” que, nas palavras de Harold Rosenberg, caracterizaria uma parcela da arte contemporânea: a percepção de que ela não é capaz de resolver os problemas que identifica.
Licença:: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/estudos/index. Acesso em: 06 abr. 2012.
Appears in Collections:TEL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9181/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons