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dc.contributor.advisorBenvenuti, Marcelo Frota Lobatopt_BR
dc.contributor.authorMaia, Carolina Lins de Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2011-07-15T12:19:09Z-
dc.date.available2011-07-15T12:19:09Z-
dc.date.issued2011-07-15-
dc.date.submitted2011-03-23-
dc.identifier.citationMAIA, Carolina Lins Albuquerque. Promoção de mudanças de comportamento em crianças: o papel do auto-monitoramento do comportamento dos cuidadores. 2011. 48 f. Dissertação (Mestrado em Ciência do Comportamento)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9079-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEvidências experimentais indicam a forte influência dos comportamentos dos cuidadores no desenvolvimento de comportamentos adequados e inadequados por crianças. Dessa forma, o trabalho de educação comportamental com cuidadores, em diversos formatos, tem-se mostrado eficaz na promoção de mudanças de comportamentos inadequados das crianças. O presente estudo se propôs a ensinar cuidadores a utilizarem estratégias de extinção e reforço, além fazerem análises funcionais de comportamento considerados por eles como inadequados. O estudo contou com cinco pares cuidadores-crianças. Cuidadores foram instruídos a observarem e definirem comportamentos das crianças. Em seguida, foram instruídos a auto-observarem como apresentavam conseqüências a comportamentos inadequados e adequados das crianças. Três das cinco famílias concluíram o programa de automonitoramento e treino de análises funcionais. Para as duas das três famílias que concluíram o programa, houve remissão significativa de comportamentos inadequados em função das intervenções – reatividade ao automonitoramento e aprendizagem de análises funcionais. Para a terceira família, a mudança ocorreu já na linha de base, antes das intervenções, apenas com a prática da observação. Em todos os casos, o automonitoramento cumpriu papel relevante como ferramenta de controle dentro de um contexto de pesquisa aplicada. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractExperimental evidence indicates the strong influence of the caregiver’s behavior in the development of appropriate and inappropriate children’s behavior. Thus, the work of behavioral education of caregivers, in various formats, has proved effectiveness in promoting changes in children’s inappropriate behavior. This experiment aimed to teach caregivers to use strategies of extinction and reinforcement, and to make functional analysis of behaviors to decrease the frequency os children’s inappropriate behaviors. Three of the five families concluded the whole program of self-monitoring and functional analysis of behavior trainning. For two of the three families who completed the whole program, the results of inappropriate behavior’s remission was significantly. For the third family, the changes were related to the mother’s comprehension about the child’s behavior before intervention. In all cases, self-monitoring played an important role serving as a control tool into an applied research context.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePromoção de mudanças de comportamento em crianças : o papel do auto-monitoramento do comportamento dos cuidadoresen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia infantilen
dc.subject.keywordComportamento humanoen
dc.subject.keywordCuidadores - criançasen
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Processos Psicológicos Básicos (IP PPB)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Comportamentopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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