Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/9010
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_MarthaRosaFigueiraQueiroz.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open
Title: Onde cultura é política : movimento negro, afoxés e maracatus no carnaval do Recife (1979-1995)
Authors: Queiroz, Martha Rosa Figueira
Orientador(es):: Brito, Eleonora Zicari Costa de
Assunto:: Negros - história - cultura
Cultura popular - carnaval - racismo
Maracatu - relações raciais
Etnologia - negros - vda e costumes sociais
Issue Date: 8-Jul-2011
Citation: QUEIROZ, Martha Rosa Figueira. Onde cultura é política: movimento negro, afoxés e maracatus no carnaval do Recife (1979-1995). 2010. 288 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: O Movimento Negro contemporâneo – aqui identificado como o conjunto de ações e instituições voltadas para a valorização da cultura negra –, a criminalização do escravismo e o combate ao racismo – práticas empreendidas pelos africanos e seus descendentes desde a instauração do escravismo até a presente data, e que tem no mito da democracia racial o grande obstáculo a ser vencido –, constituem o campo de discussão problematizado por esta pesquisa. Apesar desta amplitude temática e temporal, a diversidade interna presente no Movimento, assim como as suas múltiplas estratégias, nem sempre expostas, dão a entender que, malgrado o esforço em contrário, não se trata de um corpo homogêneo, o Movimento Negro. Esta perspectiva alimenta a grande lacuna quanto às trajetórias dos movimentos negros contemporâneos, em especial as experiências nordestinas. Neste sentido, o presente trabalho se insere no campo dos estudos dedicados à resistência político-cultural afro-brasileira, tendo como aporte teórico o enfoque da história cultural. A pesquisa objetiva abordar as práticas discursivas do Movimento Negro na cidade do Recife, concebendo sua pluralidade e subjetividade, e visa compreender o processo de inserção de organizações oriundas do Movimento Negro no carnaval do Recife, no período de 1979 a 1995. Toma-se o espaço de entrecruzamento da militância política com o carnaval, compreendido como lócus privilegiado de observação, na qual se busca perceber as estratégias utilizadas pelos movimentos negros para garantir a presença de seus discursos na cena carnavalesca. Privilegiamos as ações tecidas por meio da circulação de pessoas, ideias, discursos e representações de forma a expor a circularidade horizontal entre os distintos segmentos do MN. Neste sentido, as trajetórias entrecruzadas do MNU-PE e seus antecessores com os primeiros afoxés e com o maracatu Leão Coroado, especificamente nos carnavais de 1986 e 1987, constituíram-se em práticas discursivas capazes de garantir a inserção dos discursos dos movimentos negros no universo carnavalesco recifense no período abordado. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The contemporary Black Movement - here identified as the set of actions and institutions dedicated to the promotion of black culture – the slavery criminalization and the fight against racism - practices undertaken by Africans and their descendants since the introduction of slavery until nowadays, and which the myth of racial democracy is the great obstacle to be overcome – all this issues constitute the field of discussion problematized by this research. Despite this thematic and temporal wide range, the internal diversity in this movement, as well as their multiple strategies which are not always exposed, suggest that, despite efforts to the contrary, it is not a homogeneous body, the Black Movement. This approach feeds the large gap about the trajectories of the contemporary black movements, mainly on the Northeastern experience. In this sense, this work is in the study field devoted to the African-Brazilian political and cultural resistance, which has as a theoretical approach cultural history. The research aims to address the discursive practices of the Black Movement in Recife, by designing its plurality and subjectivity, and aims to understand the organizations integration process from the Black Movement in the carnival of Recife, in the period 1979 to 1995. It takes the space of the political activism intertwining with the carnival, understood as the locus of observation, in which he seeks to understand the strategies used by black movements to ensure the presence of his speeches in the carnival scene. We prioritized the actions woven through the movement of people, ideas, discourses and representations in order to expose the circularity horizontally among different segments of the MN (Black Movement). In this sense, the intersecting trajectories of MNU-PE (Unified Black Movement in Pernambuco) and its predecessors with the first afoxés and maracatu Leão Coroado (Crowned Lion), specifically in the carnivals of 1986 and 1987, were constituted in discursive practices which ensure the inclusion of speeches of black movements in the Carnival universe in Recife at the mentioned period.
Description: Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Departamento de História, 2010.
Appears in Collections:HIS - Doutorado em História (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9010/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.