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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/8537
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Title: Percepção discente sobre o curso de pedagogia da universidade aberta do instituto federal do pará no município de moju : um estudo de caso
Authors: Souza, Raimundo Nonato Sanches de
Orientador(es):: Teles, Lúcio França
Assunto:: Ensino a distância
Universidade aberta
Issue Date: 21-Jun-2011
Citation: SOUZA, Raimundo Nonato Sanches de. Percepção discente sobre o curso de pedagogia da universidade aberta do instituto federal do pará no município de moju: um estudo de caso. 2010. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: A expansão do ensino superior na modalidade a distância, a partir do Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que vem sendo implementado pelo Governo Federal, está sendo feita de forma muito acelerada. A hipótese era que os polos localizados nos municípios não têm condições de oferecer todo o suporte, tanto físico quanto pedagógico, necessário para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa tem por base um estudo de caso que tem o objetivo de investigar, a partir da percepção dos próprios alunos, os fatores que dificultaram o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de pedagogia na modalidade a distância, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), no município de Moju-PA, nos dois anos de desenvolvimento do curso, 2008-2009. Desta forma, este estudo pretende contribuir para o avanço dos estudos sobre a educação a distância e, principalmente, sobre a UAB, que é foco maior desta pesquisa, e sobre a qual ainda há poucos estudos. Assim, pretende-se também subsidiar, com esta pesquisa, estudos para a implantação de outros cursos no próprio IFPA ou em outras instituições de ensino. Foi utilizada a abordagem qualitativa da pesquisa. Os dados para esta pesquisa foram levantados a partir de questionários e da técnica de grupo focal com entrevistas semi-estruturadas. Para tanto, tem-se como questões norteadoras: Como está se desenvolvendo o processo de ensino-aprendizagem no curso de Pedagogia na modalidade de educação a distância no município de Moju, de acordo com a percepção discente? Como os problemas de infraestrutura física e da estrutura pedagógica estão influenciando o processo de ensino-aprendizagem? Nada melhor do que os próprios discentes para responderem como está se desenvolvendo esse processo. O estudo é relevante porque o Programa da UAB está em fase de implementação e de expansão e é necessário analisar os resultados obtidos, para auxiliar os novos estudos de oferta de cursos com vistas à melhoria do processo de ensinoaprendizagem. Os resultados da pesquisa mostram a fragilidade do processo de ensino e aprendizagem, em virtude da inadequação da infraestrutura física Polo de Apoio Presencial, como a falta de biblioteca, a falta de ambientes de estudos e administrativos, além de problemas tecnológicos, como Internet de baixa velocidade. Foram ainda detectados problemas em relação à tutoria presencial e a distância, como o baixo nível de interação entre os tutores e os alunos e entre os próprios tutores. Além disso, a falta de encontros presenciais no Polo foi outro problema grave detectado na pesquisa. Esse resultado aponta para a necessidade de se repensar todo o processo de ensino e aprendizagem do curso de Pedagogia da UAB no município de Moju e os cursos da UAB de uma forma geral no IFPA, no sentido de se propor reformulações no sistema educacional em vigor. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The expansion of higher education (universitarian education) in distance mode from the Program of the Open University of Brazil (UAB), which is being implemented by the Federal Government is being made very rapidly. The hypothesis was that the poles in the municipal districts are unable to offer any support, both physical and educational, necessary for the development of the teaching-learning. This research is based on a case study that aims to investigate, from the perception of the students, the factors that hindered the process of teaching and learning from the students of pedagogy in distance mode, offered by the Federal Education, Science and Technology of Pará (IFPA), the municipal district of Moju-PA within two years of course development, 2008-2009. Thus, this study aims to contribute to the advancement of studies on distance education and, ultimately, the UAB, which is major focus of this research, and on which there are few studies. Thus, the aim is also to support with this research, studies for the implementation of other courses in your own IFPA or other educational institutions. We used a qualitative research. Data for this study were gathered from questionnaires and focus group technique with semi-structured interviews. Therefore, it is thought questions: How is developing the teaching-learning pedagogy course in the form of distance education in the municipal district of Moju, according to the perception of students? As the problems of physical infrastructure and educational structure are influencing the process of teaching and learning? Nothing better than the students themselves to answer how is developing this process. The study is relevant because the UAB program is under implementation and development and are necessary to analyze the results, to assist the new studies offer courses aimed at improving the process of teaching and learning. The results of the research show the fragility from the teaching and learning, because the physical infrastructure of the Local Presencial Support is inadequate, as the lack of library, as the lack of education and administractive environments, besides the technological problems such as low Internet speed. Problems about the presencial and distance tutorship were detected, as the low interaction between tutors and student and among tutors themselves. Moreover, the lack of presencial meetings at the Local Presencial Support was another serious problem detected in the research. This result highlight the need to rethink the whole process of teaching and learning of the Pedagogy course from Open University of Brazil (UAB) in the town of Moju and the Open University of Brazil (UAB) courses in general of IFPA, in order to propose reformulations in the educational system nowadays.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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