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Title: A construção das imagens de si e do país em discurso internacionais do presidente Lula em 2003
Authors: Tupynambá, Geraldo Cordeiro
Orientador(es):: Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto:: Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945-
Análise do discurso narrativo
Linguística
Imagem (Psicologia) - presidentes
Issue Date: 15-Jun-2011
Citation: TUPYNAMBÁ, Geraldo Cordeiro. A construção das imagens de si e do país em discurso internacionais do presidente Lula em 2003. 2010. 172 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Esta dissertação analisa a construção discursiva da imagem do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seis pronunciamentos políticos que proferiu, em 2003, portanto, no início de seu primeiro mandato, em âmbitos internacionais. Fundamenta-se em uma discussão multidisciplinar da noção de ethos – a imagem de si engendrada no discurso – baseada inicialmente na retórica aristotélica e na sua releitura pela Nova Retórica e pela Semântica Argumentativa, expandindo o conceito para o âmbito discursivo. Inspirado nas contribuições teóricas e metodológicas da Analise do Discurso Critica, o estudo adota a perspectiva da linguagem em uso e do discurso como interação e empreende a analise da construção da imagem de si em torno dos elementos que compõem a cena enunciativa do pronunciamento politico internacional. Apresenta uma descrição geral do contexto institucional de cada pronunciamento, dos interesses políticos e das estratégias argumentativas exploradas em cada alocução. Analisa, em seguida, a construção da imagem discursiva de si com base em três parâmetros: 1) a figuração dos interlocutores nos textos; 2) a relação dos enunciados com o domínio discursivo politico-diplomatico; e 3) a construção discursiva da realidade. A construção da imagem de si beneficia-se da afinidade ou do contraste com os auditórios, tais como figurados no texto; vale-se do repertorio de padrões oferecido pelo domínio discursivo; e faz-se em função dos valores associados a formulação de objetos-de-discurso. A análise evidencia o esforço de construção de um discurso coerente e unitário, ainda que aponte para estratégias discursivas divergentes, de acordo com as platéias e os contextos institucionais. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation analyses the discursive construction of President Luiz Inacio Lula da Silva’s image in six political speeches delivered in international spheres in 2003, thus, at the beginning of his first mandate. It is grounded on a multidisciplinary discussion of the notion of ethos – the image of the speaker forged in discourse – initially based on Aristotelian rhetoric and on its rereading by the New Rhetoric and by Argumentative Semantics, expanding the concept into the discursive field. Inspired in theoretical and methodological contributions of the Critical Discourse Analysis, this study adopts the perspective of language in use and of discourse as interaction. It analyses the construction of the image of the self (speaker) around the elements that compose the scene of the enunciation of the international political speech. It presents a general description of the institutional context of each speech, of the political interests involved and of the argumentative strategies explored in each occasion. It analyses, then, the construction of the discursive image of the self on the basis of three parameters: 1) the presentation of the interlocutors in the texts; 2) the relation of the sentences to the political diplomatic discursive domain; and 3) the discursive construction of reality. The construction of the image of the self benefits from the affinity or the contrast with the audience, such as it is presented in the text; it resources to a repertoire of patterns offered by the discursive domain; and it is built according to the values associated to the objects of discourse formulated in the texts. The analysis shows the effort of building a coherent and unitary discourse, even though it reveals different discursive strategies, according to the audiences and the institutional contexts.
Appears in Collections:LIP - Mestrado em Linguística (Dissertações)

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