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dc.contributor.advisorRamos, Alcida Rita-
dc.contributor.authorCayón Duran, Luis Abraham-
dc.date.accessioned2011-05-16T20:39:08Z-
dc.date.available2011-05-16T20:39:08Z-
dc.date.issued2011-05-16-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.citationCAYÓN, Luis. Penso, logo crio: a teoria makuna do mundo. 2010. vii, 409 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7815-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Antropologia, 2010.en
dc.description.abstractEsta tese visa estabelecer os fundamentos da teoria makuna do mundo, e nesse sentido, delineia os princípios epistemológicos dos Makuna ou Ide masã (Gente de Água), um grupo tukano oriental da Amazônia colombiana. Analisando os conceitos he (jurupari) e ketioka (“Pensamento”), ambos conceitos centrais dentro desta epistemologia, identificam-se os principais elementos ou componentes que conformam tanto aos seres não humanos quanto aos seres humanos, demonstrando a importância dos lugares, ou melhor, de uma geografia xamânica, na constituição de todos os seres do universo. Ao tempo que esta argumentação serve para reformular conceitualmente as unidades sociais dos grupos indígenas desta região, também evidencia que as noções de espaço e pessoa são interdependentes e podem ser trabalhadas em conjunto para atingir níveis de compreensão mais profundos de algumas sociedades indígenas da Amazônia. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis thesis aims to set up the foundations of Makuna world theory, and in this way, outlines the epistemological principles of Makuna or Ide masã (Water People), a eastern tukanoan group from Colombian Amazon. Analyzing the concepts he (jurupari) and ketioka ("Thought"), both core concepts within this epistemology, it is possible to identify the main elements or components that conform both human beings as not humans, demonstrating the importance of places, or better , of a shamanic geography, to the constitution of all beings in the universe. At the same time this argument serves to conceptually redefining the social units of the indigenous groups in this region, also shows that the notions of space and person are interdependent and can be worked together to achieve deeper levels of understanding of some Amazonian indigenous societies.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePenso, logo crio : a teoria makuna do mundoen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordCosmogoniaen
dc.subject.keywordÍndios da América do Sulen
dc.subject.keywordTeoria do conhecimentoen
Appears in Collections:DAN - Doutorado em Antropologia (Teses)

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