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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/7671
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Title: Transcendência e transfiguração na prosa poética de Hilda Hilst : a presença bíblica e dantesca em "Lázaro" e "Rútilo Nada"
Authors: Rezende, Luciana Barreto Machado
Orientador(es):: Hazin, Elizabeth
Assunto:: Hilst, Hilda, 1930-2004
Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc
Simbologia cristã
Issue Date: 11-May-2011
Citation: REZENDE, Luciana Barreto Machado. Transcendência e transfiguração na prosa poética de Hilda Hilst: a presença bíblica e dantesca em "Lázaro" e "Rútilo Nada". 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Da obra ficcional da escritora paulista Hilda Hilst (1930-2004), os contos “Lázaro” (1970) e “Rútilo Nada” (1993) figuram como narrativas emblemáticas, reunindo as principais características do conjunto de sua prosa tanto no campo da complexidade estrutural quanto na seara das questões que dialogam com o imaginário cristão e com temas associados a Deus, Tempo, Morte, comportando, ainda, os elementos fundamentais do seu universo literário – o desamparo, a solidão e o ideal do sublime e da transcendência conjugados ao reino dos baixos instintos, resvalando para o obsceno, o torpe, o vil, o abjeto. Por meio de pistas intertextuais, analisamos, nesta dissertação, o modo como Hilda Hilst evoca e reelabora, à luz da contemporaneidade, símbolos presentes em obras da tradição religiosa, a exemplo da Bíblia e da Divina Comédia, apontando para uma reflexão sobre o divino e sobre a maneira pela qual o homem moderno se situa em um mundo dessacralizado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Of the fictional works of the Paulista writer, Hilda Hilst (1903 -2004), the short stories “Lázaro” (1970) and “Rútilo Nada” (1993) appear as emblematic narratives, gathering the main characteristics of her prose assemblage not only in the field of the structural complexity but also in the fictional crop of the issues which converse with the Christian imaginary and with themes associated with God, Time, Death, bearing, yet, the fundamental elements of her literary universe – the abandonment, loneliness and the urge for the sublime and the transcendence, conjugated into the realm of the low instincts, slithering into the obscene, torpid, vile, and abject. By means of inter-textual clues, we analyze, on this dissertation, how Hilda Hilst summons out and re-elaborates, in the light of contemporaneousness, symbols that are present in the works of the religious tradition, as in the Bible and The Divine Comedy, pointing at a reflection on the holy and the ways the contemporary man is placed in a desecrated world.
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2008.
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

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