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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/7577
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Title: Vestígios do gótico nos contos de Lygia Fagundes Telles
Authors: Santos, Lorena Sales dos
Orientador(es):: Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto:: Contos brasileiros
Telles, Lygia Fagundes, 1923-
Estudos de gênero
Issue Date: 7-May-2011
Citation: SANTOS, Lorena Sales dos. Vestígios do gótico nos contos de Lygia Fagundes Telles. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Por seu caráter próximo ao que veio a chamar-se Cultura de Massa, o Gótico chegou a ser considerado um gênero menor. Efetivamente, surgiu como reação ao autoritarismo do Estado e da lógica iluminista, no século XVIII, sendo resultante do ambiente de convulsões sociais relacionado às revoluções burguesa e industrial. O Gótico adotou como tema aquilo que era negado pelo Iluminismo: o espaço feminino, a sexualidade, o terror, o sobrenatural, a repressão e a transgressão. Após um período de intensa produção, foi considerado pela Critica como um gênero morto no século XIX. O presente trabalho vale-se do conceito de Teoria Polissistêmica de Itamar Even Zohar (1990) para rejeitar essa idéia do Gótico como gênero morto, observando a interferência desse gênero, a partir de seu sistema periférico do polissistema da Literatura inglesa, nos contos de Lygia Fagundes Telles, escritora brasileira contemporânea e canônica, portanto, parte de um sistema central da Literatura brasileira. A verificação da presença de elementos do Gótico nos contos de Lygia Fagundes Telles aponta para a força e resistência desse gênero, que atravessa oceanos e permanece vivo através dos séculos, justamente por possibilitar a expressão daquilo que é reprimido e socialmente indizível. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
For its approximation with what came to be called Mass Culture, the Gothic was eventually considered a subgenre. Effectively, it appeared as a reaction to the authoritarianism of the State and illuministic logic, in the 18th century, resulting from the environment of social convulsion connected to both the industrial and bourgeois revolutions. The Gothic adopted as its theme that which was denied by the Iluminism: women's space, sexuality, terror, the supernatural, repression and transgression. After a period of intense production, it was considered by the Critics as a dead genre in the 19th century. The present work considers the concept of Polysystem Theory by Itamar Even Zohar (1990) to reject this idea of the Gothic as a dead genre, observing the interference of this genre, from its position in a peripheral system of the polysystem of British Literature, in the short stories by Lygia Fagundes Telles, a contemporary Brazilian writer, considered a canonic writer, therefore part of a central system of the Brazilian Literature. The observation of the presence of elements of the Gothic in the short stories by Lygia Fagundes Telles points to the force and resistance of this genre, which crosses oceans and remains alive through the centuries, exactly for making it possible to express all that is repressed and socially unspeakable.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2010.
Appears in Collections:TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações)

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