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Title: Formação de educadores ambientais : desafios de uma práxis educativa
Authors: Sanches, Ednéa
Orientador(es):: Córdova, Rogério de Andrade
Assunto:: Educação ambiental
Andragogia
Professores - formação
Prática de ensino - educação ambiental
Issue Date: 4-Mar-2011
Citation: SANCHES, Ednéa. Formação de educadores ambientais: desafios de uma práxis educativa. 2009. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo a análise da práxis educacional de educadores ambientais. O trabalho é o produto de uma trajetória de vivências e reflexões em que a autora atuou como educadora e pesquisadora à frente de um processo de formação de educadores das redes privadas e públicas de ensino, além de representantes de organismos governamentais e não governamentais que se dedicam às práticas educativas nessa área. A experiência realizada compreendeu a condução e análise do curso Educação Ambiental e Práxis Pedagógica promovido pela Escola da Natureza, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A autora investigou as possibilidades de uma ecopedagogia inovadora e transformadora, estabelecendo como foco de observação e análise a práxis do educador a partir de seu contexto formativo, ou seja, no contexto em que ele se encontra refletindo sobre a sua própria prática. A atenção esteve direcionada para os aspectos teórico-metodológicos da qualificação de profissionais que atuam na área da educação ambiental. O trabalho é um exercício aplicado em torno da identificação de estratégias e recursos metodológicos que apóiem a formação de um educador reflexivo, crítico e criativo capaz de desenvolver uma atuação profissional efetiva em prol dos princípios, conceitos e valores que norteiam uma educação comprometida com a sustentabilidade. No desenvolvimento de sua experiência, a autora utilizou recursos de diversas áreas do conhecimento, sobretudo do campo das artes, para a construção de um processo de ensino capaz de lidar com a natureza de um educando adulto, detentor de pré-concepções e de seu próprio universo de vivências. Embora a autora não tenha a pretensão de estabelecer receitas ou impor a sua experiência como modelo de ensino, alimenta a expectativa de que as reflexões e práticas vivenciadas em sua experiência possam auxiliar outros educadores em seus desafios profissionais e alimentar novas possibilidades de pesquisas voltadas para a qualificação dos educadores ambientais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation aims to analyze the educational practice of environmental educators. The work is the product of a history of experiences and reflections in which the author served as educator and researcher in charge of a process of training of teachers of private and public networks for education, as well as representatives of non-governmental bodies involved in practice education in that area. The experiment performed included the conduct and analysis of the course, called Educação Ambiental e Praxis Pedagógica, sponsored by the Escola da Natureza, an institution linked to the State Office for Education of the Federal District. The author investigated the possibilities for innovative and transformative ecologic education, setting as the focus of observation and analysis of the practice educator from their training context or, in another way, the context in which he is reflecting on their practice. Attention was directed to theoretical and methodological aspects of the qualification of professionals who work in the area of environmental education. The work is an exercise used around the identification of strategic and methodological resources to support the formation of an educator reflective, critical and creative able to develop an effective professional performance in favor of the principles, concepts and values that guide an education committed to sustainability . In the development of their experience, the author using resources from different areas of knowledge, especially of the arts, to build a learning process can deal with the nature of an adult student has the pre-conceptions and their universe of experiences. Although the author does not have the intention to prescribe a model or impose his experience as a model of education, feeding the expectation that the ideas and practices experienced in their experience can help other educators in their professional challenges and new opportunities for motivating research aimed at qualifications of environmental educators.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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