Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6981
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_VicissitudesPesquisaTeoria.pdf260,9 kBAdobe PDFView/Open
Title: As vicissitudes da pesquisa e da teoria no campo da política social
Authors: Pereira, Potyara Amazoneida Pereira
Assunto:: Política social - pesquisa
Issue Date: 2001
Citation: PEREIRA, Potyara Amazoneida Pereira. As vicissitudes da pesquisa e da teoria no campo da política social. Ser Social, Brasília, n.9, 2001. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/54>. Acesso em: 25 fev. 2011.
Abstract: É fato conhecido que nenhuma disciplina científica ou corpo sistematizado de conhecimentos é produzido sem o concurso da pesquisa. Mas, o que nem todos sabem é que a construção do conhecimento não depende só do uso correto, competente e imaginoso de metodologias. Ao lado da aplicação de métodos e técnicas de captação e compreensão da realidade, há de se proceder previamente à delimitação do campo temático do estudo, ou a demarcação da problemática central, a partir do qual será possível decidir pela metodologia mais apropriada. É que sem uma definição adequada da temática, muitas descobertas ditas científicas, porque baseadas apenas em metodologias confiáveis, tornam-se pouco pertinentes e sem sentido de prioridade. Daí por que toda e qualquer produção de conhecimento científico precisa realizar a unidade de duas dimensões principais: a metodológica e a substantiva.
Appears in Collections:SER - Artigos publicados em periódicos
UnB - Professores Eméritos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6981/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons