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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6942
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Title: O brincar na creche : uma leitura com ênfase no aporte psicanalítico
Authors: Léda, Patrícia Dias dos Santos
Orientador(es):: Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto:: Creches
Brincadeiras - psicanálise e educação
Professores de ensino pré-escolar - formação
Issue Date: 24-Feb-2011
Citation: LÉDA, Patrícia Dias dos Santos. O brincar na creche: uma leitura com ênfase no aporte psicanalítico. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o brincar das crianças de creche, tendo como aporte teórico a psicanálise. Para tanto, buscamos problematizar e compreender a questão do brincar, identificar a percepção da professora e da coordenadora da escola sobre o tema, bem como analisar a importância da fantasia que está presente nesta atividade. Podemos caracterizar este trabalho como sendo uma pesquisa do tipo exploratório. A metodologia utilizada na presente pesquisa utilizou a análise de três vertentes empregadas na coleta de dados: a análise teórica, o diário de bordo e os questionários, conjuntamente com a memória educativa. Investigamos uma turma composta de quinze crianças de ambos os sexos, com a faixa etária de cinco anos de idade, em uma creche pública. O discurso dos sujeitos pesquisados com função na escola revela controvérsias com o que é realizado diariamente na instituição. O trabalho evidenciou a forma como o brincar acontece na creche: de maneira não planejada e até com certa indiferença, sem finalidade pedagógica, demonstrando existir falta de conhecimento acerca da relevância educativa do ato de brincar da criança como sendo algo relacionado ao psíquico e a sua importante participação na constituição da subjetividade infantil. A pesquisa sinaliza para uma possível contribuição deste trabalho na formação inicial e/ou continuada dos educadores, independente da função exercida na instituição escolar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to analyze the Day Care children’s playing throughout psychoanalysis theory. Therefore, we brought into discussion the matter of playing, identify the teacher and coordinator’s school perception about the theme as well as to verify the importance of fantasy in this activity. This subject may be considered as an exploration study. Our research was methodologically oriented by three branches triangulation, applied during the data collection: the theoric analysis, the daily accuracy diary and the interview summing with the teacher’s, and educative memorial. A public Day Care class with fifteen children, boys and girls was chosen to be observed. The results pointed out that the speech of the school’s members reveals did not match with the real daily work developed in the institution. The study found out that there is a careless and non pedagogical way of playing in school, demonstrating lack of knowledge about the relevance of children’s playing as related to the psychic and its importance on the subjective children’s constitution. The research points to a possible contribution of this work in initial and / or continuing educators, regardless of job function in school.
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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