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2010_JairLucioPradosRibeiro.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorVerdeaux, Maria de Fátima da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Jair Lúcio Pradospt_BR
dc.date.accessioned2011-02-14T23:26:05Z-
dc.date.available2011-02-14T23:26:05Z-
dc.date.issued2011-02-14-
dc.date.submitted2010-03-12-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jair Lúcio Prados. Experimentos em óptica: uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativas. 2010. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6886-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, 2010.pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho, é analisada a influência que o uso de experimentos demonstrativos pode trazer para a aprendizagem de Óptica. Assume-se como hipótese principal que o desenvolvimento de experiências em sala, quando reconceitualizadas segundo a proposta de Hodson, tende a contribuir para a geração de conflitos cognitivos no estudante, se comparada à experiência didática tradicional, onde a experimentação frequentemente está ausente. São dadas justificativas para uma análise dessa mudança sob um viés piagetiano, compatibilizado com a proposta de reconceitualização do trabalho experimental de Hodson. A metodologia utilizada para a estrutura de apresentação dos temas relativos à natureza da luz, reflexão, refração, difração e espalhamento foi “quase-experimental”, trabalhando com um grupo experimental contrastado a um grupo de controle. A mensuração da eficácia do método de trabalho sugerido foi feita a partir de uma análise que combinou fatores quantitativos e qualitativos, a qual permitiu identificar que alguns dos tópicos discutidos apresentaram melhores resultados na aprendizagem, por estarem mais vinculados às experiências demonstrativas realizadas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractIn this work, we analyze the influence that the use of demonstrative experiments can bring to the learning of optics. It is assumed as main hypothesis that the development of experimental activities in the classroom, when reconceptualized according to Hodson proposal, tends to contribute to the generation of cognitive conflicts in students when compared to traditional didactic experience, where experimentation is often absent. Justifications are given for an analysis of changes under a Piagetian bias, reconciled with the reconceptualization of the experimental work proposed by Hodson. The methodology used to structure the presentation of issues relating to the nature of light, reflection, refraction, diffraction and scattering was quasiexperimental, working with an experimental group contrasted with a control group. The measuring of the effectiveness of the suggested working method was made from a quantitative analysis, which identified some of the topics discussed had better results in learning, being more tied to the demonstration experiments carried out.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleExperimentos em óptica : uma proposta de reconceitualização das atividades experimentais demonstrativasen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordÓtica - estudo e ensinoen
dc.description.unidadeInstituto de Química (IQ)pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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