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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6743
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Title: Superseletividade : efeito do requisito de resposta e do tempo de exposição ao estímulo
Authors: Verneque, Luciana
Orientador(es):: Hanna, Elenice Seixas
Assunto:: Crianças
Raciocínio (Psicologia)
Behaviorismo (Psicologia)
Comportamento humano
Atenção
Issue Date: Mar-2006
Citation: VERNEQUE, Luciana. Superseletividade: efeito do requisito de resposta e do tempo de exposição ao estímulo. 2006. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Os organismos são cercados por muitos estímulos físicos que podem afetar seus comportamentos. Na psicologia tradicional, a atenção explica por que o organismo fica sensível à apenas parte do ambiente. A Análise Experimental do Comportamento busca identificar variáveis passadas e presentes que influenciam o controle de estímulos sobre o comportamento. Superseletividade ou controle restrito de estímulos se refere ao controle restrito de um ou poucos elementos de um estímulo composto treinado previamente, que é identificado em testes com a decomposição do estímulo. Esse fenômeno tem sido correlacionado com déficits de aprendizagem e desenvolvimento. O presente estudo teve como objetivo verificar o efeito do requisito de resposta e do tempo de exposição ao estímulo no controle do comportamento por múltiplas propriedades dos estímulos. Doze crianças entre 6 e 10 anos foram submetidas a um treino de discriminação simples com estímulos compostos por três elementos. O treino para metade das crianças, requeria a seleção de um dos quatro estímulos apresentados no monitor do computador (Participantes Seleção). Para a outra metade, o estímulo correto era indicado, devendo a criança apenas observar a tela (Participantes Observação). Em duas condições experimentais manipulou-se o tempo de apresentação dos estímulos (A=3 s e B=1,5 s) do treino discriminativo, utilizando-se um delineamento ABA ou BAB. Após cada treino, o controle pelos compostos e pelos seus elementos componentes era avaliado. Todos os participantes Seleção aprenderam com poucos erros a selecionar o estímulo correto nos treinos. Resultados dos testes de Diferenças Críticas e de Elementos indicou variabilidade no controle de estímulos selecionado durante o treino. O desempenho na primeira condição de teste foi menor em relação às outras condições, indicando efeito de história, mas não da variável tempo de exposição. Algumas evidências sugerem que o tempo de exposição e o requisito de resposta têm efeito no desenvolvimento de controle por estímulos compostos, mas são ainda necessários estudos que consigam reduzir a variabilidade nos resultados. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The organisms are surrounded by several physical stimuli that may affect their behaviors. In traditional psychology, attention explains why the organism is sensitive to only part of the environment. The Experimental Analysis of Behavior searches for past and present environmental variables that influence stimulus control over behavior. Overselectivity or restricted stimulus control relates to the control to one or few elements of a compound stimulus previously trained, and that is identified in tests with stimulus elements. This phenomenon has been correlated with behavior and developmental deficits. The present study verified the effect of the requirement of a response and stimulus exposure time on behavioral control by multiple stimulus properties. Twelve children between 6 and 10 years old were trained in a simple discrimination task with stimulus that combined three elements (color, shape and pattern).Trainings for half of the children required a selection response between four stimulus presented in the screen (Selection Participants). For the other half, the correct stimulus was indicated an the child was required only to observe stimuli that appeared in the screen (Observation Participants). The duration of stimulus presentation of the discriminative training was varied in two experimental conditions (A=3 s e B=1,5 s), using an ABA or BAB design. Stimulus control by the compound and its elements was assessed after each training. All Selection participants acquired the discriminations with few or no errors during the training. Performance during the first test condition was lower than in the subsequent conditions, indicating history effect. Some evidences suggest that the duration of stimulus exposure and the response requirement affect the development of control by multiple elements of a compound stimuli, but further investigation is necessary to understand the variability found in the present results.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
Appears in Collections:IP - Mestrado em Psicologia (Dissertações)

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