Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6702
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_JulioCesarCPinto.pdf3,12 MBAdobe PDFView/Open
Title: O problema da amostra pequena em modelos novo-keynesianos aplicados ao Brasil
Authors: Pinto, Julio Cesar Costa
Orientador(es):: Andrade, Joaquim Pinto de
Assunto:: Economia
Economia Keynesiana
Issue Date: 1-Feb-2011
Citation: PINTO, Julio Cesar Costa. O problema da amostra pequena em modelos novo-keynesianos aplicados ao Brasil. 2009. 123 f. Tese (Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Esta tese apresenta três estudos aplicados à economia brasileira, todos inseridos em um contexto Novo-Keynesiano. O primeiro busca comparar, entre duas diferentes metodologias econométricas, quais sejam o Método dos Momentos Generalizados e a Máxima Verossimilhança com Informação Completa, qual apresenta melhores resultados nas estimativas dos parâmetros de uma curva de Phillips híbrida, em termos de viés e estabilidade dos resultados, face aos valores utilizados como benchmark. Faz-se também um estudo dos resultados encontrados quando do enfrentamento do problema de amostra pequena. O segundo estudo estima um modelo Novo-Keynesiano de economia pequena e fechada para o Brasil, no período pós-metas de inflação. O terceiro trabalho expande este modelo macroeconômico considerando agora uma modelagem de economia pequena e aberta. Apesar de ambos os modelos reproduzirem bem os dados reais, por meio de um exercício de bootstrap pode-se mostrar que os parâmetros estimados apresentam-se viesados, devido ao problema de amostra pequena, podendo inclusive induzir a Autoridade Monetária a responder de forma menos agressiva do que a realmente necessária às pressões inflacionárias.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Economia, 2009.
metadata.dc.description2: Tese apresentada ao Departamento de Economia da Universidade de Brasília, como requisito para obtenção do título de Doutor em Economia.
Appears in Collections:ECO - Doutorado em Economia (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6702/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.