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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6609
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Title: Um Framework de alinhamento ontológico entre a TI e o negócio de uma organização
Authors: Ferreira, Rafael Gostinski
Orientador(es):: Ralha, Célia Ghedini
Assunto:: Tecnologia da informação
Sistemas de recuperação da informação
Issue Date: 31-Oct-2007
Citation: FERREIRA, Rafael Gostinski. Um Framework de alinhamento ontológico entre a TI e o negócio de uma organização. 2007. 194 f. Dissertação (Mestrado em Informática)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: As disciplinas de desenvolvimento de sistemas e Tecnologia da Informação colhem benefícios quando passam a adotar as técnicas de gestão por processos. Criam visibilidade, implantam conceitos de serviço e seu gerenciamento, além de criar enorme integração entre as diversas áreas usuárias, as áreas de negócio e o próprio time de tecnologia. No entanto, diante da infinidade de conceitos envolvidos entre o demandante de um serviço, seja ele um cliente externo ou um próprio usuário da organização, e o aparato tecnológico designado para atender essa demanda, torna-se imprescindível a existência de um vocabulário compartilhado; o qual esteja baseado nas melhores práticas de gestão de TI preconizadas pelo modelo Information Technology Infrastructure Library - ITIL. Nossa proposta considera que a premissa de gestão por processos, unida à maior compreensão do modelo ITIL pode, por meio da construção de um portfólio ontológico dos conceitos envolvidos em todas as disciplinas do modelo, possibilitar uma linguagem comum às camadas de negócio e tecnologia; incluindo clientes, usuários e representantes do negócio no que se refere aos serviços providos pela organização. O objetivo é desenvolver, a partir da modelagem de processos organizacionais e da utilização de algoritmos de alinhamentos de ontologias, um framework ontológico integrado à arquitetura orientada a serviço que permita o alinhamento dos conceitos empregados pela área negocial e tecnológica de qualquer instituição. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
System Development and Information Technology disciplines present benefits when adopting management techniques based on processes. They allow visibility, implant concepts of service and its management and besides create enormous integration among other areas such as business and the technology team. However the great amount of concepts between the organizational service and the technological apparatus, assigned to take care of this demand, urge the existence of a shared vocabulary; which can be based on the best management practices of IT expressed at the Information Technology Infrastructure Library - ITIL. Our proposal considers as premisses that the managment based on process, together with a better understanding of ITIL model can, through the construction of an ontological framework relate the concepts used in different models bring benefit to the organization when integrated to the Service Oriented Archictecture - SOA. This integrated ontological framework use a common language to business and technology layers relating customers, users and representatives of business together to provide best organizational services.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2007.
metadata.dc.description2: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do grau de Mestre em Informática.
Appears in Collections:CIC - Mestrado em Informática (Dissertações)

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