Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6590
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_Eliza Ferreira.pdf2,32 MBAdobe PDFView/Open
Title: O design como estratégia de inovação para a competividade e sustentabilidade de países, empresas e comunidades : o caso de Ipameri-GO
Authors: Ferreira, Eliza
Orientador(es):: Alves, Isabel Teresa Gama
Assunto:: Inovações tecnológicas
Desenvolvimento econômico
Desenvolvimento sustentável
Concorrência
Issue Date: 25-Jan-2011
Citation: FERREIRA, Eliza. O design como estratégia de inovação para a competividade e sustentabilidade de países, empresas e comunidades: o caso de Ipameri-GO. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Este trabalho baseia -se em um estudo teórico sobre como o design, enquanto inovação tecnológica e estratégia mercadológica, que agrega valores aos produtos e serviços, pode contribuir para o aumento da competitividade de países, empresas e comunidades. Neste intento, foram apresentados o estado da arte do design, seus novos conceitos e sua interrelação multidisciplinar com parâmetros tecnológicos, mercadológicos, culturais e políticos, dentro do paradigma tecnoeconômico de desenvolvimento, em suas duas vertentes: Tecnologia de Ponta e Tecnologia Social. Também, foram apresentadas as experiências e políticas de design de alguns países, bem como seu panorama no Brasil, no que se refere ao trabalho e aos mais importantes projetos de suas principais instituições que atuam em prol da inserção dessa inovação nos processos produtivos das empresas. Ao final, foi apresentado estudo de caso sobre o setor de artesanato de uma comunidade de ceramistas do município de Ipameri-GO. Essa experiência permitiu uma vivência significativa para o exercício de atividades técnicas e públicas, por meio de parcerias multiinstitucionais, onde estão inseridos o setor acadêmico, o setor público municipal, o setor privado, o terceiro setor e demais integrantes do setor público não-estatal, partícipes e responsáveis solidários pelo desenvolvimento sustentável do País. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation is based on a theoretical study about how the design, regarded as technological innovation and marketing strategy that joins values to the products and services, can contribute to the increase of the competitiveness of countries, companies and communities. With this intention, we presented the state of the art of the design, their new concepts and its multidisciplinary interrelation with technological, marketing, cultural and political parameters, inside of the technical and economic development paradigm, in its two branches: High Technology and Social Technology. Also, were presented the experiences and the design policies of some coutries as well as the panorama of the design in Brazil, especially the work and the most important projects of its main institutions that promote the inclusion of design in the productive processes. Finally, a case study about a community of ceramists of the municipal district of Ipameri-GO is presented. This case study describes the practice of technical and public activities with the handcrafter community that was a significant and rich experience with mutual learning. In this work a multiinstitutional partnership was stabilished involving the academic sector, the municipal public sector, the private sector, the third-sector and other members of the no-government public setor. These institutions are partners and share the reponsability for sustainable development of the Country.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2006.
Appears in Collections:CDS - Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6590/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.