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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6344
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Title: Análise do impacto das condições de rodovias pavimentadas na renovação da frota de transporte rodoviário de carga
Authors: Pereira, Denis Biolkino de Sousa
Orientador(es):: Rocha, Carlos Henrique Marques da
Assunto:: Transporte rodoviário de carga - aspectos econômicos
Rodovias
Engenharia econômica
Issue Date: Apr-2006
Citation: PEREIRA, Denis Biolkino de Sousa. Análise do impacto das condições de rodovias pavimentadas na renovação da frota de transporte rodoviário de carga. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: A insuficiência de investimentos em transportes se traduz em baixa qualidade dos pavimentos das rodovias que, por sua vez, tende a impactar negativamente na rentabilidade dos caminhões. A rentabilidade de um caminhão pode ser aferida por meio do cálculo de sua vida econômica que depende dos custos de operação, de manutenção e de capital. Os modelos de substituição de equipamentos se limitam ao cálculo do custo médio de manutenção do veículo sem tomar em conta a qualidade do pavimento. A presente pesquisa tem como objetivo testar a hipótese de que a qualidade do pavimento impacta a vida econômica e a rentabilidade dos veículos de uma empresa transportadora de carga. Foram analisadas três rotas classificadas como ótimo/bom, deficiente e ruim (CNT, 2004). Considerou-se um caminhão da mesma marca e modelo que trafega distintamente na três rotas tomadas nesta pesquisa. Os resultados encontrados mostram que a qualidade do pavimento de facto impacta a vida econômica do caminhão e, logo, sua rentabilidade. Os resultados foram validados com o teste do qui-quadrado. Ademais, a partir do cálculo comparativo entre o custeio das rotas em relação aos preços de frete praticados pela empresa transportadora de carga, aplicou-se a análise do ponto de equilíbrio. Sem surpresa, as rotas rodoviárias de relativa baixa de qualidade estão associadas a pontos de equilíbrio de maior valor monetário, implicando em fretes comparativamente mais elevados. Isto posto, pode-se dizer que a qualidade do pavimento tende a influir no preço final das mercadorias transportadas. Em outras palavras, dado que há diferenças expressivas no valor dos pontos de equilíbrio para as diferentes rotas analisadas, pode-se dizer que o custo social acarretado pela qualidade do pavimento é não desprezível. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The insufficiency of investments in transportation reflects the low quality of the road pavements that tends to make a negative impact on the profitability of trucks. The profitability of a truck can be measured through the calculation of its economic life that depends on the costs of the operation, maintenance and capital. The models of substitution of equipment that are limited to the calculation of the average cost of the maintenance of the vehicle, not taking into account the quality of the pavement. The present research has the aim of testing the hypothesis that the quality of the pavement makes an impact on the economic life and the profitability of vehicles that belong to a cargo company. Three routes graded as great/good, deficient and bad have been analyzed (CNT, 2004). We have considered a truck with the same brand and model that transits distinctively on the three routes chosen in this research. The results that have been found show that the quality of the pavement really makes an impact on the economic life of a truck and, consequently, on its profitability. The results have been confirmed with the chi-square test. Furthermore, from the comparative calculation between the costs of the routes in relation to the prices of the freight done by the cargo company, the analysis of the break-even point has been applied. Not surprisingly, the road routes of relatively low quality are associated with break-even points of higher monetary value, causing freight to be comparatively higher. Given the fact, one can say that the quality of the pavement tends to interfere with the final price of the transported goods. In other words, given the fact that there are significant differences in the value of the break-even points for the different routes that have been analyzed, one can say that the social cost brought by the quality of the pavement is not to be ignored.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2006.
Appears in Collections:ENC - Mestrado em Transportes Urbanos (Dissertações)

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