Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6094
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EnsinoContabilidadeInternacional.pdf208,09 kBAdobe PDFView/Open
Title: O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil : uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados
Other Titles: The international accounting teaching in graduation courses in Brazil : an empirical research about teacher’s profile and educational and methodological resources adopted
Authors: Echternacht, Tiago Henrique de Souza
Niyama, Jorge Katsumi
Almeida, Cíntia de
Assunto:: Contabilidade internacional
Currículo contábil
Contabilidade - estudo e ensino
Issue Date: 2007
Citation: ECHTERNACHT, Tiago Henrique de Souza; NIYAMA, Jorge Katsumi; ALMEIDA, Cíntia de. O ensino da contabilidade internacional em cursos de graduação no Brasil: uma pesquisa empírica sobre o perfil dos docentes e recursos didáticos e metodológicos adotados. Contabilidade, Gestão e Governança [online], v.10, n.2, 2007. Disponível em: <http://www.unbcontabil.unb.br/antigas/v10n2.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2010.
Abstract: A contabilidade é cada vez mais exigida a fornecer informações legíveis e transparentes em qualquer parte do mundo, como resultado do mercado de capitais globalizado. Organizações internacionais de contabilidade tais como a IFAC – Federação Internacional de Contadores, ISAR – Grupo de Trabalho Intergovernamental de Padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios, IASB – Junta de Padrões Internacionais de Contabilidade estão desenvolvendo esforços no sentido de promover o desenvolvimento do conhecimento e habilidades que permitam a profissão contábil ter condições adequadas para atender aos usuários, fornecendo informações úteis sobre a apresentação das demonstrações contábeis seguindo princípios, métodos e padrões internacionais de contabilidade. É compreensível que quanto mais forte a similaridade entre o curriculum internacional e o local, mais forte a evidência da harmonização da educação contábil nesse país. A principal proposta deste trabalho é analisar os recursos didáticos e metodológicos adotados pelos professores da disciplina Contabilidade Internacional nas instituições de ensino superior brasileiras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Accounting is required more and more to supply transparent and legible information in any place of the world as a result of the global capital market. International organizations of accounting such as IFAC – International Federation of Accountants, ISAR – Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting , IASB – International Accounting Standards Board, are making efforts in order to promote the development of knowledge and abilities that allow the accounting profession to have adequate conditions to attend the users, providing useful information about the international financial reporting, including all varieties of principles, methods, rules and standards of accounting. It is understandable that the how strong the similarity between the global international curriculum and the local individual curriculum more strong will be the evidence of the harmonization of the accounting education of this country. The main purpose of this work is to analyze the didactic and methodological resources adopted by accounting professors of International Accounting courses in the Brazilian Education Institutions.
Appears in Collections:CCA - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6094/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.