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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6052
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Title: Protagonismo infantil : co-construindo significados em meio às práticas sociais
Other Titles: Children's participation : co-constructing meaning within social practices
Authors: Pires, Sergio Fernandes Senna
Branco, Angela Uchoa
Assunto:: Participação infantil
Protagonismo infantil
Conceito de infância
Visibilidade infantil
Issue Date: 2007
Citation: PIRES, Sergio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchoa. Protagonismo infantil: co-construindo significados em meio às práticas sociais. Paidéia (Ribeirão Preto) [online], v. 17, n. 38, p. 311-320, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n38/v17n38a02.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0103-863X2007000300002.
Abstract: Neste artigo discutem-se as conceituações de protagonismo infantil e as possibilidades de participação das crianças na sociedade, diante das práticas sociais relacionadas à institucionalização da infância e à separação entre crianças e adultos. A partir da construção social do conceito de infância, baseado na pressuposição da incapacidade e da incompletude infantis, analisam-se os possíveis níveis de participação infantil nos processos decisórios. Conclui-se que uma abordagem socio-histórico-cultural permite compreender como o desenvolvimento do conceito de infância e a adoção de outros critérios poderão promover maior aproximação entre crianças e adultos e suas formas de compartilhar projetos, responsabilidades e compromissos.
Abstract: In this article, the meaning of child participation and his/her effective possibility to take initiatives concerning social practices are discussed considering the institutionalization of childhood and children's segregation from the "adult world". Starting from the social construction of the childhood concept, based on the assumption of children inabilities and incapacities, follows a discussion concerning the possible different levels of children participation in decision making. From a sociocultural-historical approach, it is possible to understand how the development of the 'childhood' concept and the adoption of different criteria may promote a closer approach between children and adults and the sharing of projects, responsibilities and commitments.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000300002
Appears in Collections:PED - Artigos publicados em periódicos

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