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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6045
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Title: Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil
Other Titles: Culture, self and autonomy : paving the road for children's participation
Authors: Pires, Sergio Fernandes Senna
Branco, Angela Uchoa
Assunto:: Autonomia
Participação infantil
Protagonismo infantil
Self
Issue Date: 2008
Citation: PIRES, Sergio Fernandes Senna; BRANCO, Angela Uchoa. Cultura, self e autonomia : bases para o protagonismo infantil. Psic.: Teor. e Pesq. [online], v. 24, n. 4, p. 415-421, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v24n4/04.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S0102-37722008000400004.
Abstract: Neste artigo são discutidas as bases do protagonismo (ou participação) infantil na sociedade: cultura, construção do self e autonomia. São apresentados os principais fundamentos teóricos da abordagem sociocultural construtivista ao se discutir o self como sistema complexo e dinâmico, co-construído mediante a interação entre sujeito ativo e canalizações culturais. Diante das práticas culturais relacionadas à institucionalização da infância, analisam-se como crenças e valores podem contribuir para a participação infantil nos processos decisórios e para a superação das limitações atuais. Conclui-se que a abordagem co-construtivista, efetivamente, pode contribuir para a promoção do protagonismo infantil, visto que destaca as dimensões da cultura e do sujeito construtivo, aí implicadas.
Abstract: This article discusses the basic dimensions that may contribute to foster children participation in social change: culture, self-construction and autonomy. It presents theoretical concepts and principles of sociocultural constructivism related to self, here conceived as a complex and dynamic system resulting from interactions between active individual and cultural canalizations. Taking into account cultural practices related to the institutionalization of childhood, it analyzes how values and beliefs may contribute to children social participation in decision making processes, overcoming current limitations. It concludes that co-constructivism may indeed contribute to promote children social participation, since it emphasizes both culture and the constructive individual.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000400004
Appears in Collections:PED - Artigos publicados em periódicos

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