Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/6030
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ComportamentoCriancasTratamentoOdontologico.pdf86,36 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPossobon, Rosana de Fátima-
dc.contributor.authorMoraes, Antônio Bento Alves de-
dc.contributor.authorAmbrosano, Gláucia Maria Bovi-
dc.contributor.authorCosta Júnior, Áderson Luiz-
dc.date.accessioned2010-12-01T12:43:43Z-
dc.date.available2010-12-01T12:43:43Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationPOSSOBON, Rosana de Fátima et al. O comportamento de crianças em tratamento odontológico: intervenção psicofarmacológica. Psicol. estud. [online], v.9, n.1, p.29-35, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n1/v9n1a05.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2010. doi: 10.1590/S1413-73722004000100005.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6030-
dc.description.abstractEste trabalho avaliou os efeitos do diazepam sobre os comportamentos de crianças com história de não-colaboração a tratamento odontológico. Foi administrado placebo ou droga (0,3mg/kg peso) a seis crianças e um total de 54 sessões foram gravadas em vídeo. A análise do registro comportamental dos participantes (choro, movimentos de corpo e/ou cabeça, fuga e esquiva) e das estratégias de manejo (distração, explicação e reforçamento positivo) sistematicamente adotadas não apontou diferença estatística significativa entre sessões placebo e diazepam pelo teste de Wilcoxon pareado (p>0,05). Sugere-se a necessidade de refinamento metodológico em estudos que combinem estratégias de manejo psicológicas e farmacológicas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present investigation evaluated the effects of diazepam used to manage uncooperative behavior of child dental patients. Six participants received placebo or diazepam (0,3 mg/kg weight) before formal dental treatment at total 54 sessions that were all recorded in videotapes. The analysis of recorded child (crying, body and/or head movements, escape and avoidance) and dentist's behavior management procedures (distraction, explanation, positive reinforcement) indicates no differences by using a double-blind Wilcoxon design (p>0.05). It is suggested the necessity of methodological refinement in studies that combine psychological and pharmacological handling strategies.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO comportamento de crianças em tratamento odontológico : intervenção psicofarmacológicaen
dc.title.alternativeChildren's behavior in dentistry treatment : psychopharmacological interventionen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordCrianças não-colaboradorasen
dc.subject.keywordOdontologia comportamentalen
dc.subject.keywordDiazepamen
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722004000100005en
Appears in Collections:PED - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/6030/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons