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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/5934
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Title: Racionalidades subjacentes às ações de responsabilidade social corporativa em empresas do setor elétrico brasileiro
Authors: Dias, Osorio Carvalho
Orientador(es):: Medeiros, Janann Joslin
Assunto:: Responsabilidade social corporativa
Administração de empresas
Setor elétrico - Brasil
Issue Date: 18-Nov-2010
Citation: DIAS, Osorio Carvalho. Racionalidades subjacentes às ações de responsabilidade social corporativa em empresas do setor elétrico brasileiro. 2009. xii, 160 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Esta dissertação é o relato de pesquisa que buscou entender o surgimento do fenômeno da Responsabilidade Social Corporativa e sua disseminação entre as corporações atuais. Neste sentido foi adotada como premissa central do trabalho a idéia de que entender a racionalidade subjacente aos discursos permite entender o surgimento e a disseminação do fenômeno da responsabilidade social corporativa. Para tanto foram detalhados os conceitos de racionalidade substantiva, racionalidade instrumental, corporação e responsabilidade social corporativa. Por meio de um trabalho descritivo, com pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, analisou-se oito corporações do setor elétrico, com ações de responsabilidade social corporativa listadas no programa ‘Em Boa Companhia’ da Bolsa de Valores de São Paulo, no intuito de extrair inferências que pudessem identificar o tipo de racionalidade predominante em tais ações e o que determinaria a disseminação desta prática. O trabalho também buscou conceituar detalhadamente o que seria responsabilidade social corporativa, fazendo um histórico do surgimento desta prática entre as empresas e também sobre o tratamento acadêmico que vem sendo dado ao tema. Utilizando-se de análise do discurso e análise categorial, com apoio de um modelo conceitual criado especialmente para esta análise, foi possível detectar os tipos de racionalidade presentes no discurso das companhias avaliadas. Ressalta-se que quando se aborda a responsabilidade social corporativa não se inclui, nesta pesquisa, a responsabilidade social de seus proprietários, ou mesmo de seus gerentes. Trata-se a organização como ente capaz de jure e de facto de exercer direitos e responder por seus atos, à parte de seus proprietários e/ou dirigentes. Ou seja, a análise realizada não abrange a racionalidade dos proprietários (acionistas ou não), dos dirigentes ou mesmo dos empregados das corporações. A pesquisa mostrou que embora se possa identificar nos discursos alguns traços de Racionalidade Substantiva, seguindo modelo de indicadores criados por meios de códigos para análise de discurso, há uma predominância de elementos de Racionalidade Instrumental presente nestes discursos, o que dá indícios da racionalidade real subjacente. Ou seja, percebe-se pelo discurso analisado, o tipo de racionalidade que predominou nas iniciativas de responsabilidade social corporativa das empresas estudadas. Outra contribuição teórica do trabalho foi a associação dos conceitos de racionalidade substantiva e instrumental ao conceito da responsabilidade social corporativa, buscando explicar o surgimento e disseminação deste fenômeno, criando um modelo de análise que pode ser utilizado para avaliar outras iniciativas de responsabilidade social corporativa, com base em teorias mais sólidas que as comumente encontradas na literatura voltada ao estudo do fenômeno. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation is the report of a study that sought to understand the emergence of the phenomenon of Corporta Social Responsibility (CSR) and its difussion among corporations today. The central premise of this work is that identification of the rationalities expressed in the discourses of firms that adopt CRS practices will contribute to such understanding. To this end, the concepts of substantive rationality, instrumental rationality, corporation and social corporate responsibility (CSR) are discussed and defined. By means of a descriptive study in which the discourse of eight corporations of the electrical energy sector whose actions of corporate social responsibility are listed in the “In Good Company” program of the São Paulo Stock Exchange (BOVESPA) is studied using discourse and categorical analyses. On the basis of these analyses, inferences are made about the type of rationality predominant in the actions reported, as well as with respect to the reasons for such dissemination of corporate social responsibility practices. Corporate social responsibility, as defined in this study, does not include the social responsibility of the owners or managers of corporations, but of the corporations themselves. The corporation is a social entity distinguishable from its owners or managers and capable, de jure e de fato, of exercising its rights and responding for its acts. The study revealed a great predominance of elements of instrumental rationality in the discourses, suggestive of the rationality underlying the actions reported by the corporations studied. In short, it’s perceived by the analyzed discourse, the kind of rationality that prevailed in the corporate social responsibility initiatives of the studied companies. Another theoretical contribution of this work was the association of the substantive and instrumental rationality concepts to the concept of social corporate responsibility, explaining the emergence and dissemination of this phenomenon, creating an analysis model that can be used to assess other kinds of corporate social responsibility initiatives, based in sounder theories than the customary found in the literature connected to this phenomenon study.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
Appears in Collections:PPGA - Mestrado em Administração (Dissertações)

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