Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/57286
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS DE ENGENHARIA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE AUTOPEÇAS (1).pdfArtigo principal415,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Gerenciamento de mudanças de engenharia em uma empresa do setor de autopeças
Autor(es): Garcia, Juliana Cotrim
Barbalho, Sanderson César Macêdo
Garcia Hermosilla, José Luis
E-mail do autor: sandersoncesar@unb.br
Afiliação do autor: Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Araraquara
Assunto: Desenvolvimento de produtos
Mudança de engenharia
Pesquisa-ação
Data de publicação: 2013
Editora: ABEPRO
Referência: GARCIA, Juliana Cotrim; BARBALHO, Sanderson Cesar Macedo; GARCIA HERMOSILLA, Jose Luis. Gerenciamento de mudanças de engenharia em uma empresa do setor de autopeças. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 33., 2013, Salvador. Anais [...]. Salvador: ABEPRO, 2013. p. 1-16. Tema: A gestão dos processos de produção e as parcerias globais para o desenvolvimento sustentável dos sistemas produtivos. Disponível em: https://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2013_TN_STO_181_035_22042.pdf.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de mudança de engenharia em uma indústria do setor de autopeças e propor um modelo para o gerenciamento deste processo. O gerenciamento das mudanças de engenharia nas organizações é fundamental para as empresas que desejam manter a competitividade no mercado atual pois, mudanças provenientes de diversos fatores são inevitáveis durante o ciclo de vida do produto e seu gerenciamento é necessário para garantir informações confiáveis, reduzir o lead time do processo de mudança em si e minimizar os impactos nas áreas envolvidas, além de reduzir os custos da mudança. O trabalho foi conduzido por meio do ferramental metodológico da pesquisa-ação. Após o levantamento dos procedimentos de mudança utilizados na empresa, foi realizada a análise que resultou na escolha e implantação de um modelo para o gerenciamento das mudanças de engenharia na planta em estudo. Através do modelo selecionado uma mudança foi executada e dentre os resultados observados destacam-se a redução do lead time, o aumento da confiabilidade das informações, a criação de indicadores e a elevação da motivação no chão de fábrica.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia de Produção (FT EPR)
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Central pelo Professor Sanderson César Barbalho para disponibilizar esta obra gratuitamente, de acordo com as permissões aqui assinaladas, para fins de leitura, impressão e download, com objetivo de divulgação acadêmica e científica da produção intelectual do autor. A obra permanece protegida pela legislação de direitos autorais e demais normas aplicáveis. Qualquer utilização não autorizada por esta licença ou pela legislação vigente é expressamente proibida.
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.