| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.author | Campani, Alex Rosa (org.) | - |
| dc.contributor.author | Gomes, Lucas Mendes (org.) | - |
| dc.contributor.author | Souza, Reinaldo Gabriel de (org.) | - |
| dc.date.accessioned | 2026-10-08T11:21:54Z | - |
| dc.date.available | 2026-10-08T11:21:54Z | - |
| dc.date.issued | 2026 | - |
| dc.identifier.citation | CAMPANI, Alex Rosa; GOMES, Lucas Mendes; SOUZA, Reinaldo Gabriel (org.). Livro digital do XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2026. 276 p., il. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/777. Acesso em: 8 out. 2026. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 978-65-985460-2-1 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/57168 | - |
| dc.description.abstract | É com grande satisfação que apresentamos à comunidade acadêmica o livro digital do XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia – XXVI ENEG realizado entre os dias 18 a 21 de abril de 2025, na Universidade de Brasília. Esta publicação reúne a produção científica de discentes que se dedicaram a refletir sobre o papel da Geografia no enfrentamento dos desafios socioespaciais.
A Geografia, enquanto ciência, enfrenta hoje o desafio de decifrar a complexidade do mundo em rápida transformação. Os trabalhos aqui reunidos expressam essa pluralidade teórica e metodológica, abordando as dinâmicas contemporâneas e seus conflitos e propondo o enfrentamento destes desafios que moldam o território. A análise espacial revela-se, portanto, uma ferramenta indispensável para compreender as crises do atual momento histórico e que se materializam sob as mais diversas formas no espaço geográfico e propor caminhos para a superação destas crises e a construção de novas relações socioespaciais que integrem política, natureza e sociedade.
A Geografia desempenha um papel crucial no enfrentamento dos desafios socioespaciais ao conectar as dinâmicas sociais com o espaço geográfico. A ciência geográfica permite compreender como a desigualdade, a urbanização e a degradação ambiental se manifestam no território, fornecendo ferramentas científicas para a formulação de políticas públicas eficazes e ao enfrentamento destas questões.
A temática do evento “a capital de poucos, o ENEG para todos” reflete as profundas desigualdades socioespaciais que a capital federal e o Distrito Federal revelam, liderando o ranking de maior desigualdade de renda de todo o Brasil, conforme dados oficiais recentes divulgados pelo IBGE (2025). Embora Brasília possua o maior rendimento médio mensal do país, a capital federal convive com um profundo abismo social e geográfico. Enquanto os 10% mais ricos da população recebem uma média mensal de R$ 18,5 mil, os 40% mais pobres sobrevivem com cerca de R$ 941 por mês.
Brasília e a diversidade de regiões administrativas do Distrito Federal acrescidas das cidades do Entorno goiano e mineiro apresentam profundas desigualdades socioespaciais, como a concentração de renda, a segregação urbana planejada, as disparidades envolvendo questões de gênero e étnico raciais em um modelo urbano excludente, segregador e perverso.
A estrutura desta publicação reflete a organização das discussões travadas no evento, com trabalhos produzidos por discentes de instituições de ensino superior públicas e privadas de diferentes unidades da federação.
O leitor encontrará nestas páginas artigos e resumos expandidos que combinam rigor acadêmico com relevância social. Cada texto contribui para o fortalecimento do pensamento crítico e para a consolidação da Geografia como campo de vanguarda na produção do conhecimento e na superação das crises da contemporaneidade.
Agradecemos profundamente à Comissão Organizadora, aos avaliadores do Comitê Científico, às instituições de fomento em especial ao Deputado Federal Reginaldo Veras (Partido Verde, Distrito Federal) e à Universidade de Brasília, que no âmbito do Departamento de Geografia e do Instituto de Ciências Humanas, contribuíram para o fomento financeiro, organização e utilização dos espaços para a realização das diversas atividades do evento e, de modo especial, aos autores. O esforço coletivo de cada participante e das instituições parceiras foi o que tornou possível a realização deste evento e a publicação desta obra.
Convidamos a todos para uma leitura instigante, esperando que estas reflexões geográficas estimulem novos debates, parcerias e investigações científicas.rasília, Distrito Federal, 20 de junho de 2026
Prof. Dr. Fernando Luiz Araújo Sobrinho
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia
Professor do Departamento de Geografia e Chefe do GEA UnB (2021-2025) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade de Brasília, Departamento de Geografia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Livro digital do XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia | pt_BR |
| dc.type | Anais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Geografia - congressos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Estudantes de geografia - congressos | pt_BR |
| dc.rights.license | (CC BY NC ND) | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/plunb.777 | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-6986-4404 | pt_BR |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0006-0359-5507 | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
| dc.contributor.affiliation | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros e afins
|