Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/5677
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006-Dora de Oliveira e Silva Porto.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open
Title: Bioética e qualidade de vida : as bases da pirâmide social no coração do Brasil : um estudo sobre a qualidade de vida, qualidade de saúde e qualidade de atenção à saúde de mulheres negras no Distrito Federal
Authors: Porto, Dora de Oliveira e Silva
Orientador(es):: Garrafa, Volnei
Assunto:: Justiça social
Saúde pública - negros
Mulheres - condições sociais
Qualidade de vida
Distrito Federal (Brasil)
Issue Date: 14-Dec-2006
Citation: PORTO, Dora de Oliveira e Silva. Bioética e qualidade de vida: as bases da pirâmide social no Brasil: um estudo sobre a qualidade de vida, qualidade de saúde e qualidade de atenção à saúde de mulheres negras no Distrito Federal. 2006. 331 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de pesquisa qualitativa e descritiva, empreendida para obtenção do título de doutor em Ciências da Saúde – área de concentração Bioética, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Voltada ao campo da bioética aplicada à Saúde Coletiva, essa pesquisa busca apontar e delinear uma situação concreta em que a ausência de qualidade de vida decorre - inequivocamente – da injustiça que marca a sociedade brasileira, configurando-se, portanto, como uma discussão do campo das moralidades e temática legítima da Bioética. Como o projeto a partir do qual foi realizada essa tese voltava-se à exploração de metodologia de pesquisa em Bioética, destinando-se conseqüentemente a colaborar para a consolidação de uma vertente da Bioética brasileira – a Bioética de Intervenção – 4 o Marco Teórico concentra-se nos estudos realizados no país. Apenas para contextualizá-los é brevemente apresentada a história da criação do neologismo bioética e de sua apropriação pela área biomédica. A partir disso, o marco teórico aponta o grupo de idéias na produção nacional que orientaram a construção do objeto, tendo sido selecionados os autores que contribuíram de maneira substancial para construir o arcabouço epistemológico da Bioética brasileira, e, especificamente, aqueles que demonstraram preocupação em colocar em pauta a discussão social no campo da Bioética, relacionando-a às condições de vida e morte de indivíduos, grupos, segmentos e populações, que é o tema desta tese.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2006.
Appears in Collections:FS - Doutorado em Ciências da Saúde (Teses)
UnB - Brasília 50 anos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/5677/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.