Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/54704
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JuliaJamileOliveiraGoncalves_DISSERT.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Detecção de prompt injection em modelos de linguagem
Autor(es): Gonçalves, Júlia Jamile Oliveira
Orientador(es): Amvame-Nze, Georges Daniel
Assunto: Inteligência artificial
Modelos de linguagem
Prompt injection
Aprendizado de máquina
Cibersegurança
Data de publicação: 10-Jun-2026
Referência: GONÇALVES, Júlia Jamile Oliveira. Detecção de prompt injection em modelos de linguagem. 2026. 63 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2026.
Resumo: Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) são amplamente utilizados na indústria e na academia para tarefas diversas, como assistentes virtuais e automação de processos. No entanto, essas tecnologias apresentam vulnerabilidades de segurança, como ataques de Prompt Injection, que podem comprometer a integridade e confiabilidade dos modelos. Este estudo propõe uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para detectar ataques de Prompt Injection e comparar sua eficácia com modelos tradicionais. Experimentos foram conduzidos utilizando modelos como BERT, CountVectorizer e TfidfVectorizer, demonstrando que técnicas de Oversampling aprimoram a detecção dessas ameaças.
Abstract: Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) são amplamente utilizados na indústria e na academia para tarefas diversas, como assistentes virtuais e automação de processos. No entanto, essas tecnologias apresentam vulnerabilidades de segurança, como ataques de Prompt Injection, que podem comprometer a integridade e confiabilidade dos modelos. Este estudo propõe uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para detectar ataques de Prompt Injection e comparar sua eficácia com modelos tradicionais. Experimentos foram conduzidos utilizando modelos como BERT, CountVectorizer e TfidfVectorizer, demonstrando que técnicas de Oversampling aprimoram a detecção dessas ameaças.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.