Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/54063
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CamilaDeAzevedoMendes_DISSERT.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Prenomes de origem hebraica no Brasil : uma perspectiva sócio-histórica e linguística sobre a confluência e ambiguidade entre as tradições judaica e cristã
Autor(es): Mendes, Camila de Azevedo
Orientador(es): Coelho, Juliana Soledade Barbosa
Coorientador(es): Simões Neto, Natival Almeida
Assunto: Antroponímia
Judaísmo
Cristianismo
Data de publicação: 19-fev-2026
Referência: MENDES, Camila de Azevedo. Prenomes de origem hebraica no Brasil: uma perspectiva sócio-histórica e linguística sobre a confluência e ambiguidade entre as tradições judaica e cristã. 2025. 59 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A dissertação traz uma reflexão acerca dos antropônimos de origem hebraica no repertório onomástico brasileiro, analisando sua difusão a partir da influência das tradições cristãs e judaicas. A pesquisa considera o impacto das Bíblia como elemento formador da cultura nacional e contextualiza a influência religiosa nos prenomes, com destaque para a tradição luso-judaico-cristã estabelecida durante a colonização portuguesa. Por meio de análises sócio-históricas e linguísticas, o estudo busca compreender como aspectos culturais e históricos moldaram a escolha e o uso desses nomes no Brasil. O trabalho inclui levantamentos quantitativos e qualitativos, considerando dados históricos, censitários e entrevistas, com foco na percepção e identificação de nomes hebraicos no contexto brasileiro.
Abstract: The dissertation brings a reflection about Hebrew-origin anthroponyms in Brazilian onomastic repertoire, analyzing their diffusion influenced by Christian and Jewish traditions. It highlights the role of the Bible as a formative cultural element and contextualizes religious influence on first names, with emphasis on the Luso-JudaicChristian tradition established during Portuguese colonization. Through socio-historical and linguistic analyses, the study explores how cultural and historical factors shaped the selection and use of these names in Brazil. The research includes quantitative and qualitative data collection, encompassing historical records, census data, and interviews, focusing on the perception and identification of Hebrew names within the Brazilian context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.