Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/54041
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MarciaReginaDosSantos_DISSERT.pdf78,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Práticas de jardinagens, gestos de aproximação : [ensaios para dançar com as vidas]
Autor(es): Santos, Marcia Regina dos
Orientador(es): Dias, Karina e Silva
Assunto: Plantas
Metamorfose
Corpo
Simbiose
Paisagem
Dança
Instalação coreográfica
Natureza
Data de publicação: 11-fev-2026
Referência: SANTOS, Marcia Regina dos. Práticas de jardinagens, gestos de aproximação [ensaios para dançar com as vidas]. 2025. 490 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: o presente trabalho apresenta um conjunto de ensaios e reflexões que se desenvolvem a partir de práticas artísticas autorais, aqui nomeadas de jardinagem e gestos de aproximação. aborda a dança de maneira expandida e descreve processos inerentes à criação de uma instalação coreográfica, com suas materialidades humanas e não humanas. o texto também discute conceitos como fabulação especulativa, simpoiese e a importância de aprender com a inteligência das plantas. a dissertação referencia pessoas pensadoras, obras e artistas, e está estruturada em movimentos oriundos de diferentes aspectos do processo de criação, como a escuta, encruzilhadas, ensaio, imersão e correspondências. cada movimento é uma reflexão sobre a interação entre corpo, espaço e natureza.
Abstract: this paper presents a set of essays and reflections that are developed from authorial artistic practices, here named gardening and gestures of approximation. it addresses dance in an expanded manner and describes processes inherent to the creation of a choreographic installation, with its human and non- -human materialities. the text also discusses concepts such as speculative fabulation, sympoiesis and the importance of learning from the intelligence of plants. the dissertation references thinkers, works and artists, and is structured in movements originating from different aspects of the creative process, such as listening, crossroads, rehearsal, immersion and correspondences. each movement is a reflection on the interaction between body, space and nature.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.