Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53667
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Memorial_IleAxeOyaBagan.pdf308,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Memorial Ilê Axé Oyá Bagan : informação étnico racial e processo museológico comunitário no enfrentamento do racismo religioso no Distrito Federal
Autor(es): Britto, Clovis Carvalho
Afiliação do autor: Universidade de Brasília
Assunto: Terreiros
Racismo religioso - Distrito Federal
Ilê Axé Oyá Bagan
Data de publicação: 20-dez-2024
Editora: Ibict
Referência: BRITTO, Clovis Carvalho. Memorial Ilê Axé Oyá Bagan: informação étnico racial e processo museológico comunitário no enfrentamento do racismo religioso no Distrito Federal. Inclusão Social, Brasília, v. 16, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i2.6341. Disponível em: https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/634. Acesso em: 15 jan. 2026.
Resumo: Este artigo analisa o modo como algumas comunidades de terreiro têm utilizado a extroversão da informação étnico-racial e antirracista em espaços museológicos comunitários como forma de enfrentamento da exclusão social e do racismo religioso. Elege como estudo de caso a trajetória do Ilê Axé Oyá Bagan, terreiro de candomblé liderado pela ialorixá Adna Santos de Araújo, conhecida como Mãe Baiana de Oyá, localizado no Lago Norte, próximo ao Paranoá, Distrito Federal. A pesquisa mobilizou abordagem qualitativa e exploratória por meio de análise bibliográfica e documental, além de visita ao Memorial Ilê Axé Oyá Bagan. O estudo de caso se justifica em virtude da comunidade do terreiro ter sido alvo de diversas ações de racismo religioso e enfrentá-las mediante o combate à desinformação, a criação de ações educativas e de um processo museológico comunitário. O artigo evidencia o lugar das religiões de matriz africana no campo dos museus e patrimônios do Distrito Federal e investiga como os processos museológicos em comunidades de terreiro podem contribuir para a inclusão social e o enfrentamento do racismo religioso.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i2.6341
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.