Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53491
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
AdrianaTurbayPaimPaesLandim_DISSERT.pdf868,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Heteroidentificação : práticas de gestão da política de igualdade racial nos processos seletivos de cotistas negros e negras da Universidade de Brasília (UnB).
Autor(es): Landim, Adriana Turbay Paim Paes
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Heteroidentificação
Cotas raciais
Inclusão racial
Universidade de Brasília
Gestão universitária
Data de publicação: 18-dez-2025
Referência: LANDIM, Adriana Turbay Paim Paes. Heteroidentificação: práticas de gestão da política de igualdade racial nos processos seletivos de cotistas negros e negras da Universidade de Brasília (UnB). 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso analisa as práticas de gestão da Comissão de Heteroidentificação da Universidade de Brasília (UnB) no contexto da política pública de cotas raciais, com o objetivo de compreender os desafios, avanços e complexidades desse mecanismo de inclusão. Por meio de abordagem metodológica mista, que integra análise quantitativa de dados acadêmicos e análise qualitativa de entrevistas com membros da comissão, o estudo evidencia a relevância dos critérios fenotípicos na avaliação dos candidatos e a tensão entre objetividade técnica e nuances socioculturais das identidades raciais. Reconhece-se a relevância da elaboração de uma Minuta de Instrução Normativa como instrumento normativo e pedagógico orientador de práticas transparentes e sensíveis no âmbito da implementação de políticas de ações afirmativas raciais. No decorrer deste trabalho, será proposta uma minuta estruturada que contribua para a padronização e a legitimidade dos processos seletivos com reserva de vagas, assegurando critérios claros para a autodeclaração, sem comprometer o caráter reparador e inclusivo das cotas raciais. O trabalho contribui para o debate acadêmico a respeito de igualdade racial e a sua gestão institucional, ressaltando a complexidade das dinâmicas institucionais e a urgência de práticas inclusivas que dialoguem com as particularidades dos sujeitos envolvidos. Os resultados apontam para crescimento gradual e não linear dos processos de heteroidentificação, destacando a necessidade de aprimoramento dos critérios e da capacitação dos avaliadores para assegurar a legitimidade e a eficácia das políticas afirmativas. Recomenda-se a continuidade da pesquisa com estudos longitudinais e comparativos para consolidar e fortalecer os processos de heteroidentificação e ampliar a efetividade das ações afirmativas no ensino superior brasileiro.
Abstract: This dissertation investigates the management practices of the Hetero-identification Committee at the University of Brasília (UnB) within the framework of racial quota policies, aiming at understanding the challenges, advances, and complexities inherent to this mechanism of racial inclusion. Adopting a mixed-method approach – integrating quantitative analysis of institutional data and qualitative analysis of interviews with committee members – the study highlights the relevance of phenotypic criteria in candidates’ assessment and the ongoing tension between technical objectivity and the sociocultural nuances of racial identity. The research underscores the necessity of formulating a Draft Normative Guideline as both a regulatory and educational tool to steer transparent and culturally sensitive practices in the implementation of racial affirmative action initiatives. Accordingly, the dissertation proposes a structured draft designed to enhance the standardization and legitimacy of selection processes involving reserved openings, aiming at ensuring clear criteria for self-identification while preserving the reparative and inclusive nature of racial quota. The findings contribute to academic debates on racial equity and its institutional governance, emphasizing the intricate nature of organizational dynamics and the urgency of inclusive practices that address the particularities of those affected. Results indicate a gradual, though non-linear, evolution in hetero-identification processes, emphasizing the necessity for improved evaluative criteria and comprehensive training for committee evaluators to ensure the legitimacy and effectiveness of affirmative policies. The study recommends further longitudinal and comparative research to consolidate hetero-identification protocols and enhance the efficacy of racial inclusion policies in Brazilian higher education.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.